Esportes

Comitê Paulista da Copa do Mundo visitará Guarulhos nesta semana

Cidade tem várias vantagens frente a outros municípios do Estado de São Paulo

O Comitê Paulista da Copa do Mundo estará em Guarulhos nesta semana – tudo indica que seja nesta quarta-feira – visitando a infra-estrutura viária, hoteleira e esportiva do município visando torná-la uma das cidades base do Mundial em 2014.

As cidades escolhidas pelo Comitê Paulista poderão abrigar seleções que disputarão a Copa no Brasil. A visita é tão importante para definir a candidatura de Guarulhos que o prefeito Sebastião Almeida irá acompanhar os membros do Comitê durante a visita.

A reportagem do HOJE apurou que a cidade é vista com muitos “bons olhos” para ser uma cidade base da Copa pelo Comitê por ser em local estratégico e de fácil logística para qualquer seleção que for disputar partidas do Mundial em São Paulo. Como pontos muito favoráveis, estão o Aeroporto Internacional de Guarulhos, a rede hoteleira e a curta distância entre o centro da cidade e o futuro estádio do Corinthians (cerca de 21km), em Itaquera, que irá sediar os jogos em São Paulo.

Outros pontos que credenciam Guarulhos (e muito) são algumas exigências que a Fifa faz para que uma cidade seja credenciada como Base. Entre elas estão uma distância máxima de 20 minutos entre o local de hospedagem e o centro de treinamento, bem como tempo máximo de uma hora entre o local de hospedagem até o aeroporto mais próximo (com capacidade para atender grandes aeronaves). A entidade máxima do futebol exige também que a cidade tenha hotéis com, no mínimo, 55 quartos disponíveis, piscina, spa e sala de ginástica. A Reportagem apurou também que são dois os pontos que serão analisados com mais atenção pelo Comitê Paulista: o centro de treinamento e um local onde a Fifa possa realizar seus eventos durante a Copa.

Quanto aos eventos, um fonte do Governo Municipal disse a reportagem que são muitos os pontos que podem ser usados pela entidade máxima do futebol, entre eles, o Bosque Maia e o Centro Adamastor. Já o Centro de Treinamento é o mais preocupante, pois Guarulhos não tem um equipamento que atenda as exigências da Fifa. A fonte disse que nesse caso são duas as opções. A primeira seria uma reforma completa no Estádio Antônio Soares de Oliveira, inclusive com a troca do gramado e instalação de iluminação.

A outra opção, mas não menos viável, seria a construção de um Centro de Treinamento. Para isso, a Prefeitura tentaria seduzir a iniciativa privada através da Lei Estadual Paulista de Esporte permitindo que companhias repassem recursos financeiros a projetos esportivos por meio da renúncia de até 3% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Cidade está entre as 44 candidatas que servirão de base para as seleções

Segundo o Comitê Paulista da Copa do Mundo, 30% dos municípios que servirão de base para as seleções que irão disputar o Mundial estão no Estado. Guarulhos já passou por duas eliminatórias e figura entre as 44 cidades que ainda brigam pelo privilégio de receber uma seleção que disputará o Mundial.

Em julho deste ano o Comitê Paulista deverá fechar a lista após uma última vistoria e repassar o relatório ao Comitê Organizador Local (COL) com as cidades indicadas. A partir daí, o COL comunica a Fifa que dará o aval final sobre a escolha das cidades. Estima-se que o anuncio oficial será feito apenas no fim de 2013, após serem conhecidas todas as seleções que disputarão o Mundial.

O HOJE tentou conversar com o sub-secretário de esporte, Roberto Martins, que está a frente da candidatura guarulhense, mas foi informado que estava em reunião.

Posso ajudar?