O GWeb traz aqui oito receitas de um dos pratos mais tradicionais da Páscoa, que são da culinária portuguesa e muito consumido no Brasil: o bacalhau.
Thamires Lima, nutricionista do Oba Hortifruti, explica como os nutrientes do peixe ajudam o bom funcionamento do organismo, enquanto o chef Arno van Enck ensina receitas práticas e saborosas para comemorar a data.
Herança da culinária portuguesa, o bacalhau é um dos pratos mais tradicionais da Páscoa. Além de saboroso, faz muito bem para a saúde. Com sua carne magra, com baixo teor de gordura, rica em proteínas e alto teor de ômega 3, o bacalhau auxilia no fortalecimento imunológico e na manutenção da saúde cardiovascular.
É importante ressaltar que o aproveitamento desses benefícios começa com a escolha do peixe, que requer alguns cuidados. “As postas mais grossas e altas são as mais suculentas, e devem ter cor clara e uniforme”, ensina o chef Arno van Enck. Ele conta que o bacalhau sempre esteve presente na mesa da família, de geração em geração, e fazer o prato típico dessa época é uma forma de manter esses momentos de celebração. “Eu gosto de reviver essa tradição da Páscoa com receitas especiais por ser uma ocasião tão significativa para mim”.
Para o chef, a Páscoa pede um almoço especial. Ele ensina como preparar pratos incríveis com bacalhau de um jeito prático e saboroso, desde as receitas mais tradicionais com um toque gourmet até as mais clássicas. “E, claro, uma sobremesa leve, fresquinha, para fechar com chave de ouro e aproveitar a data com a família”, afirma.
Seguem vídeos do chef no preparo dos pratos: Link
Bacalhau à Portuguesa
1kg de bacalhau
5 cebolas médias
1 pimentão vermelho
6 tomates maduros
Cheiro-verde (salsinha, cebolinha)
1kg batata
1 pimentão verde
1 pimentão amarelo
200g de azeitona preta
Azeite extravirgem português
MODO DE PREPARO
Dessalgue o bacalhau por 24h, trocando a água algumas vezes.
Cozinhe os ovos. Corte as batatas em fatias finas.
Unte uma travessa com azeite, forre com as batatas e acomode o bacalhau por cima. Adicione os pimentões, tomates, brócolis, cebola e alho. Tempere com sal e regue com azeite.
Asse a 180°C por 40 minutos.
Retire, adicione os ovos cortados ao meio e as azeitonas, e volte ao forno por mais 10 minutos.
Bacalhau na Panela de Pressão
Azeite português
3 dentes de alho
3 folhas de louro
1 cebola
1 pimentão vermelho
1 xícara de chá de grão de bico (600 g)
600g de bacalhau
5 batatas
Azeitonas pretas
Brócolis
3 ovos
Salsinha
Bolinho de Bacalhau Gourmet
500g de bacalhau
250g de batatas
3 ovos
Farinha de trigo
Salsinha
Noz-moscada
Pimenta-do-reino e sal
Azeite
Mostarda Dijon
Queijo meia-cura
Bacalhau com Ninho de Legumes e Sobremesa de Frutas
2 abobrinhas pequenas
1 cenoura grande
8 ovos
Azeite
1kg de batata
Manteiga sem sal
Farinha de trigo
1kg de bacalhau
Salada de frutas:
1 manga madura
1 banana
1 xícara de chá de uvas verdes
1 kiwi
1/2 abacaxi
1 xícara de chá de morangos
Suco de 1 laranja
Mel
Extrato de baunilha
A nutricionista Thamires Lima também ensina receitas para uma Páscoa deliciosa:
Salpicão de bacalhau
500g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado
200g de presunto picado
1/2 lata de ervilha (85 gramas)
1/2 lata de milho (85 gramas)
15 azeitonas fatiadas (60 gramas)
1 vidro de palmito picado (400 gramas)
1 cebola média
3 dentes de alho
1 cenoura média
5 colheres de sopa de maionese
3 colheres de sopa de salsinha picada (ou a gosto)
100g de batata-palha (ou a gosto)
2 colheres de sopa azeite
1 colher de chá de pimenta-do-reino (ou a gosto)
Modo de preparo:
Inicie a receita com o bacalhau já dessalgado, cozido e desfiado. Descasque e pique a cebola. Lave, descasque e rale a cenoura na parte fina do ralador. Descasque e amasse os dentes de alho e junte os outros ingredientes. Em uma frigideira, no fogo médio, aqueça um fio de azeite. Adicione a cebola e refogue até ficar translúcida. Coloque o alho e deixe dourar levemente. Acrescente o bacalhau e refogue por cerca de 5 minutos para incorporar os sabores. Agregue a salsinha e mexa. Transfira o bacalhau refogado para uma tigela grande. Junte o presunto, as azeitonas, a ervilha, o milho, o palmito e a cenoura. Misture bem para distribuir os ingredientes. Adicione a maionese e tempere com pimenta-do-reino. Mexa até todos os ingredientes estarem envolvidos. Prove e ajuste o sal se necessário. Leve para a geladeira por 30 minutos. Retire da geladeira, transfira a mistura para uma travessa de servir e cubra com a batata palha. Se desejar, decore com um ramo de salsinha. Sirva e aproveite!
Bacalhau no forno com cebolas caramelizadas
1 posta de bacalhau
10 batatas baby
1/2 cebola branca
1 pimentão
Azeite a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
10 azeitonas pretas
Salsinha a gosto
3 dentes de alho
1/2 xícara de chá de amêndoas
5 cebolas pérola caramelizadas e cortadas ao meio
Modo de preparo:
Corte a posta de bacalhau em 4 filés altos. Cozinhe as batatas em água fervente até ficarem al dente. Amasse-as com a palma da mão e reserve. Fatie a cebola branca e o pimentão em pétalas. Disponha a batata amassada, pimentão e cebola em uma assadeira e tempere com azeite, sal e pimenta-do-reino. Por cima, coloque o bacalhau, azeitonas e regue com mais azeite e pimenta-do-reino. Decore com a salsinha. Asse em forno a 180 °C por cerca de 30 minutos. Enquanto isso, fatie o alho em lâminas. Em uma frigideira com óleo, frite as lâminas até dourarem. Quando o bacalhau estiver assado, finalize com o alho, as amêndoas torradas e as cebolas caramelizadas por cima.
Risoto de bacalhau
Azeite a gosto
1/2 xícara de chá de cebola picada
2 dentes de alho picados
1 e 1/2 xícara de chá de arroz arbóreo
150ml de vinho tinto branco
400g de bacalhau dessalgado e fervido
800ml de caldo de frango ou legumes
2 xícaras de chá de queijo ralado
Tomates-cereja a gosto
Cheiro-verde a gosto
Sal a gosto
1 colher de sopa de manteiga
Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça um fio de azeite e refogue a cebola e o alho até dourar. Adicione o arroz e refogue mais um pouco. Por fim, inclua o bacalhau e refogue novamente. Adicione o vinho. Cozinhe e mexa sempre até evaporar. Adicione o caldo gradualmente e mexa sempre, à medida que for secando. Faça esse processo até que o arroz esteja al dente. Adicione o queijo e misture bem. Inclua os tomates-cereja e o cheiro verde, tempere com sal e mexa mais um pouco. Finalize com a manteiga e misture um pouco.