Gastronomia

Rede americana Firehouse Subs inaugura primeira unidade no Brasil em Guarulhos

A Firehouse Subs, tradicional rede americana especializada em sanduíches, escolheu Guarulhos para marcar sua estreia no Brasil. A primeira unidade da marca foi inaugurada nesta segunda-feira (2), no Shopping Internacional, e promete popularizar as carnes defumadas, muito consumidas nos Estados Unidos, entre os brasileiros.

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações de Guarulhos de um jeito rápido e fácil!

Fundada em 1994 na Flórida por dois irmãos bombeiros — o que inspirou o nome da marca e o tema das lojas —, a rede traz ao país receitas que destacam ingredientes como brisket, pastrami e rosbife, geralmente encontrados em casas artesanais. O objetivo é democratizar esses sabores, oferecendo opções em combos com batata frita e bebida a partir de R$ 26,90.

O cliente pode escolher entre pães branco ou de malte, e três tamanhos de sanduíche: 10 cm, 15 cm ou 30 cm. O cardápio é variado: o New York Pastrami, por exemplo, leva pastrami, queijo provolone e molhos italiano e de mostarda marrom. Há também opções com frango, como uma receita com lemon pepper, tempero cajun, jalapenho e queijo prato. Para quem não consome carne, há um sanduíche vegetariano preparado com cogumelos e três queijos.

Segundo Thomas Heitz, chef da rede, adaptar os ingredientes ao mercado brasileiro foi um desafio. Alguns produtos utilizados nos EUA não estão disponíveis por aqui, como o mel vegetal que rega o presunto. Por isso, o chef testou diferentes méis de abelha até chegar a uma versão ideal, que leva um toque de melaço. O brisket, considerado a aposta mais promissora no país, é preparado com peito bovino e passa por um longo processo de defumação até atingir a textura e sabor desejados.

As adaptações também incluíram ajustes no paladar local. O molho de tomate, tradicionalmente mais avinagrado nos EUA, ganhou uma versão mais adocicada para harmonizar com o gosto brasileiro. Ele é usado, por exemplo, no sanduíche de almôndegas, feito com carnes suína e bovina, cobertas com molho marinara, queijo provolone e orégano.

O projeto de implantação levou dois anos e incluiu 12 viagens de Heitz ao Brasil para conhecer fornecedores e entender os hábitos de consumo. “O gosto do brasileiro por carnes e churrasco foi um atrativo decisivo para a marca apostar no país”, afirma.

A chegada da Firehouse Subs ao Brasil integra a estratégia de expansão internacional da RBI (Restaurant Brands International), holding responsável também pelo Burger King, Popeyes e Tim Hortons. Com mais de 1.300 unidades no mundo, a rede já opera em países como Suíça e México. Aqui, a operação será liderada por Iuri Miranda, ex-CEO do Burger King Brasil, com a meta ambiciosa de abrir 500 lojas em dez anos.

Até o fim de 2025, outras cinco unidades devem ser abertas em shoppings da capital paulista e região metropolitana: Itaquera, Interlagos, Tatuapé, Bourbon e Santo André. A escolha por centros comerciais visa dar mais visibilidade à marca, explica Miranda.

Além da modernização do espaço físico, com atendimento feito por totens, a empresa planeja lançar em breve o serviço de delivery. Também está nos planos a criação de uma fundação local nos moldes da americana, que destina parte do faturamento para apoiar bombeiros e profissionais da segurança pública.

A Firehouse Subs chega ao Brasil acompanhando o movimento de outras redes americanas, como Nathan’s Famous (de hot dogs) e Krispy Kreme (de donuts), que vêm fincando raízes por aqui. E agora, é Guarulhos quem dá as boas-vindas a mais um sabor internacional.

Posso ajudar?