Esportes

Decisão do título do Paulista de Voleibol é adiada para segunda-feira em Guarulhos

Numa partida emocionante, decidida por 2 pontos de diferença no tie-break, o Suzano ganhou sobrevida na disputa pelo título do Campeonato Paulista de vôlei. Na noite desta sexta-feira (20), diante de um público de cerca de 8 mil torcedores, os suzanenses venceram o Vedacit Guarulhos por 3 sets a 2, com parciais de 22/25, 25/18, 25/17, 25/27 e 15/13, na Arena Suzano, e empataram a melhor de três da decisão em 1 a 1.

Com a igualdade na série, as equipes voltarão a se enfrentar na próxima segunda-feira (23), às 21h, no ginásio da Ponte Grande, em Guarulhos, para decidir o campeão.

O início do duelo foi disputado ponto a ponto, mas não demorou para Guarulhos abrir vantagem com Franco e após dois aces de Willian (8 a 5). Vitor Baesso recolocou Suzano na partida. Bem nos três fundamentos, o ponteiro foi peça chave na virada do time da casa, que colocou três de frente (18 a 16). Em uma nova reviravolta, Matheus Celestino encaixou boa sequência no saque e deixou os visitantes no comando do placar (20 a 18). Guarulhos sustentou a ligeira vantagem até o final do set, e num ataque de Franco, fez 25 a 22.

A segunda parcial também começou equilibrada nos pontos e nos erros. Principalmente do lado do Guarulhos, que errou mais no saque e abriu caminho para Suzano colocar quatro de vantagem (11 a 7). Bem acionados nas pontas, Sabino e Baesso foram os fatores de desequilíbrio dos suzanenses, que seguiram pontuando e à frente (16 a 11). Empurrado pela torcida que lotou as arquibancadas da Arena, Suzano administrou a ampla diferença no marcador e não teve dificuldades para fechar em 25 a 18.

Suzano foi para o terceiro set com a mão quente no saque. Até então um dos maiores pontuadores do jogo, com nove, Sabino fez dois aces e deu a vantagem para a equipe (7 a 4). Para piorar a situação do Guarulhos, o time ficou boa parte da parcial sem Franco, um dos principais atacantes do time, que sentiu um problema no joelho e deixou a quadra.

Por outro lado, Judson passou a comandar a pontuação da equipe suzanense. Bem no ataque, saque e bloqueio, o central foi decisivo com sete pontos, que aumentara a vantagem do Suzano para seis (19 a 13). Assim como no período anterior, Suzano sustentou a diferença no placar até o fim e fez 25 a 17 no bloqueio de Sabino.

Embalado pelos dois sets anteriores, Sabino ditou o ritmo do Suzano, que abriu vantagem no início do quarto set (8 a 5). Mesmo aparentado não estar 100% fisicamente, Franco voltou para quadra e ajudou Guarulhos a igualar o duelo (10 a 10). A equipes passaram a cometer vários erros de saque, o que manteve o marcador próximo (13 a 13).

Os times foram trocando pontos no decorrer do set. Na diagonal, Yago Dutra deu o primeiro matchpoint para o Suzano (24 a 23). Willian, porém, entrou em cena e reverteu o placar a favor do Guarulhos. O time da grande São Paulo, porém, não desistiu. Depois de um erro de saque do rival e um ataque de Franco, que explorou o bloqueio, Guarulhos fechou em 27 a 25 e levou o duelo para o tie-break.

No desempate, as equipes continuaram se alternando na pontuação. Suzano, porém, conseguiu abrir dois de vantagem em ponto de saque de Judson (10 a 8). Guarulhos reagiu e buscou o empate após um ponto revisado pelo desafio, que constatou o toque no bloqueio do time da casa (10 a 10). No ataque de meio de Judson, Suzano teve o matchpoint. Vantagem confirmada no bloqueio duplo de Yago Dutra e Judson para cima de Franco, garantindo o 15 a 13 para Suzano

Posso ajudar?