Política

ELEIÇÕES – Disputa por vaga na Câmara de Guarulhos é a segunda maior do Brasil

A disputa por um lugar no Poder Legislativo guarulhense na condição de vereador supera em 50% a briga em relação ao da Capital. Segundo dados disponibilizados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Guarulhos 1191 candidatos solicitaram registros de candidatura para concorrer a uma das 34 cadeiras da Câmara Municipal, enquanto 1292 postulantes concorrem na Capital às 55 vagas.
 
Ou seja, em São Paulo a concorrência é de 24 candidatos por cadeira, enquanto em Guarulhos a proporção é de 35 por uma das 34 vagas. No Brasil todo, Guarulhos é a segunda cidade com maior concorrência, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, que 1.431 candidatos para as 41 vagas, numa relação de 34,9 por vaga
 
Além de superar a Capital no nível de disputa por espaço nas respectivas Câmaras Municipais, a cidade conta com quase 903 mil eleitores. Ou seja, 67% da população guarulhense está apta a exercer o direito do voto. Já o município de São Paulo, que registra, de acordo com o TSE, quase 9 milhões de eleitores, possui um eleitorado de 74% em relação a sua população estimada pelo IBGE de pouco mais de 12 milhões de habitantes.
 
Na maior cidade do estado de São Paulo e do País, além de Fernando Haddad (PT), que concorre à reeleição, outros 10 candidatos disputam o posto maior da Prefeitura, enquanto em Guarulhos nove candidatos se dedicam ao certame pela sucessão do prefeito Sebastião Almeida (PT).  
 
Em relação a proporcionalidade de candidatos por habitante, a diferença entre as duas cidades é gigantesca. Em Guarulhos existe um candidato para cada 1123 moradores contra um para 9317 de São Paulo. Nesta situação, a diferença é de aproximadamente 800%. Esse dado poderia ser reduzido caso a lei de reestruturação do Legislativo, de autoria do vereador Eduardo Soltur (PSD), que previa o aumento para 37 cadeiras, fosse mantida.

Posso ajudar?