"2016 não é ano para inventar nada, pois temos que concluir as obras que foram iniciadas", disse o prefeito Sebastião Almeida (PT), em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, que tinha o objetivo de apresentar um balanço das ações do governo, oara secretários e secretários-adjuntos, além de representantes da Proguaru, Ipref, Saae e Agru. O encontro foi no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
Segundo material divulgado por sua assessoria, Almeida acredita que a Prefeitura fez um grande esforço nos últimos meses para equilibrar suas contas, o que permitiu chegar a dezembro com o pagamento dos funcionários em dia e várias dívidas negociadas. "Tivemos muitas dificuldades, mas mantivemos a máquina pública em funcionamento, com uma série de realizações em 2015", afirmou o prefeito. "Agora, vamos dar continuidade ao que está em andamento para avançar no cumprimento de nosso programa de governo".
No balanço apresentado aos secretários, Almeida listou uma série de obras e programas sociais desenvolvidos em seu mandato nas áreas de Educação, Transporte, Mobilidade Urbana, Habitação, Saúde e Meio Ambiente, entre outras. Desde 2009, a Prefeitura contabiliza mais de 2.336 intervenções, o que dá uma média de 28 a cada mês. "É quase uma obra por dia", destacou o prefeito.
Ele também ressaltou que muitas dessas ações e iniciativas foram elaboradas em conjunto com a população, por meio das plenárias do Orçamento Participativo, que são realizadas a cada dois anos na cidade. "Fico muito satisfeito quando olho para nosso balanço e vejo que fizemos ações para todos", apontou Almeida. "Porém, mantivemos o compromisso assumido há mais de dez anos, que é o de levar atendimento àqueles que mais necessitam do poder público, pois só assim vamos reduzir as desigualdades sociais históricas de Guarulhos".
Almeida lembrou que em seu governo foram construídas três estações de tratamento de esgoto, uma rede de CEUs, UBSs e escolas foram reformadas e ampliadas, e a população ainda foi beneficiada pela implantação do Bilhete Único. Vários bairros receberam asfalto e obras de infraestrutura, como mostram os casos mais recentes do Jardim Fortaleza, Parque São Miguel e Sítio dos Morros. "Sabemos que 2016 não será fácil, mas vamos estar mais preparados do que nunca para enfrentar as dificuldades que surgirem", concluiu.