Guarulhos

Espetáculo retrata o drama vivido por crianças internas de Preventórios

No início dos anos 1930, o Brasil vivia a Era Vargas, e em meio a um surto de lepra o governo optou pela segregação compulsória dos doentes e de suas famílias. 
 
Especificamente o Estado de São Paulo, organizou como prevenção dessa enfermidade, Asilos-Colônia para os doentes, Dispensários – onde eram realizados exames de todos aqueles que se suspeitasse de algum sintoma da Hanseníase-, e os Preventórios, destinados aos filhos saudáveis de pais hansênicos. 
 
 
Essas instituições tinham como princípio o afastamento do individuo da sociedade. Dessa forma, o Estado segregou os doentes e todos aqueles que possuíam parentescos com os doentes, mesmo sendo saudáveis. 
 
Essas crianças saudáveis passaram a ser tratadas como internas das instituições preventoriais, e vistas através do estigma da doença, sendo apartados das relações sociais e familiares. 
 
 
Com base em pesquisas históricas, depoimentos de ex-internos de Preventórios e relatos pessoais dos atores, o 4NARUAÉ8 criou o espetáculo MÁ PELE, que retrata o encontro da trajetória de quatro crianças internas do Preventório, todas filhas de pais hansênicos e internadas compulsoriamente pelo governo no começo do século XIX.
 
Através dessas histórias o público passa a conhecer os estigmas dessa doença e a luta dos filhos não infectados, mas forçados a viver longe de seus familiares, em busca desses relacionamentos perdidos e de sua própria identidade.
 
Durante a criação desse espetáculo a questão da pele, onde a doença se manifesta, ficou muito latente para o grupo. Por isso, a identidade visual do projeto se deu a partir do conceito de que a pele, maior órgão do corpo humano, formada por camadas, nortearia a construção do cenário e do figurino. 
 
Com uma trajetória de apresentações em diversas cidades do Estado de São Paulo, em espaço alternativos, que não somente teatro, o 4NARUAÉ8, se apresenta na cidade de Guarulhos nos dias 24 e 25 de fevereiro. O espetáculo faz uma reflexão sobre a segregação social que essas crianças sofreram, evocando, por meio do teatro, a memória de um tempo difícil de esquecer, fazendo relação com a segregações existentes no nosso tempo.
 
MÁ PELE é patrocinado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC – Circulação), desenvolvido através da Lei de Incentivo à Cultura do Município de Jacareí (LIC), com incentivo da empresa Schrader International. 
 
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=iMZOr3vtu4w
 
FICHA TÉCNICA
 
Direção: Edgar Castro
Assistente de direção: Daniela Rosa
Direção Musical: Márcio de Oliveira
Preparação corporal: Melany Kern
Figurino: Samanta Olm
Iluminação: Fernando Andrade
Elenco: Camila Florentino, Juliano Mazzuchini, Lucila Andreozzi, Miguel Ramos
Estágio: Carolina Costa Silva
Design Gráfico: Pedro Guima
Produção: Samia Abboadalla
 
Serviço:
Apresentações: 
 
Datas: 24 e 25 de fevereiro às 20h. 
Entrada: Grátis
Classificação: 12 anos
Local: Teatro Padre Bento
Endereço: Rua Francisco Foot, 03 – Jd. Tranquilidade 
 
 
 
Workshop – Oficina: “Estética das Memórias”: 
 
Data: 25 de fevereiro
Horário: das 10h às 16h.
Entrada gratuita
Classificação: 14 anos
 Local: Teatro Padre Bento
Endereço: Rua Francisco Foot, 03 – Jd. Tranquilidade 
 
 
Sobre o 4NARUAÉ8: 
 
O grupo surgiu da necessidade do trabalho colaborativo, processo de pesquisa e do fazer teatral e da produção de questionamentos em relação à sociedade como ponto inicial. Formados pela união de artistas que transitam por diversas áreas cênicas (teatro, circo, performance), o coletivo propõe estabelecer um processo constante de investigação da cena teatral, para a construção de uma linguagem própria, tendo como influência o teatro épico narrativo e o popular.
 

Posso ajudar?