A final da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca, entre Fluminense e Flamengo terá o time tricolor como mandante e a partida será realizada nesta quarta-feira, às 21h30, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Com a decisão, que será em jogo único, a tendência é que a decisão seja transmitida pela TV Globo. A definição aconteceu em um sorteio realizado na manhã desta segunda-feira, na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (RJ).
Caso o Flamengo tivesse sido o sorteado, provavelmente a decisão não teria transmissão na TV. Vencedor do sorteio, o Fluminense teve o direito de escolher o local da partida. Outra opção seria o estádio do Engenhão. Com o Flu como mandante, a Globo deve passar a partida na TV aberta (para alguns Estados), além da SporTV e Premiere, para todo o Brasil.
Na semana passada, a Ferj obteve uma liminar obrigando a Rede Globo a transmitir os jogos restantes do Campeonato Carioca. A emissora tenta recorrer da decisão, mas já teve que transmitir o clássico entre Fluminense e Botafogo, no último domingo, e, caso não consiga mudar a decisão judicial, terá também que passar a final da Taça Rio.
A emissora havia rescindido o contrato de transmissão da competição após o Flamengo passar o jogo contra o Boavista, na quarta-feira passada, em seu canal no YouTube. A Globo alegou que houve quebra de contrato e por isso desfez o acordo que envolvia a Ferj e 11 clubes participantes do torneio. O Fla era o único que não tinha contrato com a TV.
O Flamengo chega com 100% de aproveitamento na Taça Rio. Na semifinal derrotou o Volta Redonda por 2 a 0, com dois gols de Bruno Henrique. Já o Fluminense empatou em 0 a 0 contra o Botafogo e avançou por ter feito melhor campanha na fase de grupos.
Campeão da Taça Guanabara, o Flamengo conquistará antecipadamente o título do Campeonato Carioca caso derrote o Fluminense. Se o time tricolor levar a melhor, os dois clubes se enfrentam na decisão do Estadual, que será disputada em dois jogos.