Cidades

Greve da Proguaru chega ao fim sem reverter decisão pelo fechamento da empresa

Em Assembleia realizada na tarde desta quinta-feira, 14/10, na Praça Getúlio Vargas, os funcionários da Proguaru decidiram suspender a greve e retornar às atividades normalmente. Os trabalhadores iniciarão as negociações com a Prefeitura para o recebimento dos direitos trabalhistas após o fim da empresa. Segundo a empresa, a paralisação tinha a adesão de 5% dos trabalhadores e não chegou a interferir em serviços de zeladoria, como limpeza e varrição de ruas. Na última semana, menos de 15% das escolas municipais estavam com o ensino 100% híbrido por falta de pessoa de limpeza nos estabelecimentos.

A votação foi comandada pelo presidente do Stap (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal), Pedro Zanotti. A maioria optou pelo fim da greve, que acontece após decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que determinou que não haja descontos durante os dias de paralisação até o momento. A principal reivindicação do movimento, que sempre teve pouca adesão, era que a empresa não fosse fechada.

O fim da Proguaru foi determinado no dia 27 de agosto, no Diário Oficial do Município, quando o decreto de extinção da empresa de economia mista, que encontra-se em situação falimentar, foi publicado. Segundo estudo realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), concluído em julho, a situação financeira é irreversível, e seu encerramento é a melhor solução para a população do município

Posso ajudar?