Palanque

Futuras mamães devem ter acompanhamento odontológico

É inegável a importância das mulheres grávidas passarem por exame pré-natal para conferir o seu estado de saúde e o do bebê

Contudo o que muitas não sabem é a necessidade de fazer um check-up odontológico neste período, isso porque as mudanças hormonais da gravidez atuam também na saúde bucal, podendo acarretar gengivite (inflamação da gengiva) que, sem tratamento adequado, pode se transformar em periodontite, doença mais grave que pode acabar em perda óssea.


 


O ideal é que este acompanhamento seja realizado em parceria com o obstetra, profissional que vai avaliar se a paciente pode passar por determinados exames – raios-X, por exemplo – e utilizar certos medicamentos e anestésicos, caso necessário.


 


O indicado é que a futura mamãe passe pelo dentista a cada três meses para limpezas periódicas e avaliação das gengivas. E caso apareça algum tratamento contraindicado na gravidez é preciso planejamento para realizá-lo após o parto.


 


É importante ressaltar que o pré-natal odontológico nada mais é do que prevenção. Assim sendo, a base para manter a saúde bucal é simples: nada mais do que a higienização correta.


 


Jorge Iarossi é cirurgião dentista e diretor da Iarossi Saúde Odontológica e da Odontologia Personnalité, ambas em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Posso ajudar?