Início » Saiba escolher a prótese correta para trazer seu sorriso de volta
Palanque

Saiba escolher a prótese correta para trazer seu sorriso de volta

A moderna odontologia oferece algumas opções para quem quer reabilitar o sorriso sem precisar recorrer às dentaduras

Tratam-se dos implantes dentários, tecnicamente chamados de Overdentures e Protocolos.


 


Os Overdentures são próteses totais removíveis fixadas e estabilizadas sobre implantes osseointegrados. Deste modo apresentam maior retenção do que as dentaduras, além de permitir que o céu da boca fique livre no caso da arcada superior. Assim sendo permite que o paciente morda os alimentos com firmeza e confiança e os mastigue sem que a prótese fique “dançando” na boca.


 


As próteses são encaixadas sobre uma barra apoiada sobre os implantes por meio de dois ou mais “clipes” deixando a peça retida e estável; na arcada inferior são quatro ou mais implantes e na superior quatro ou seis. Com essa fixação, o paciente ganha segurança no seu dia-a-dia, além de facilidade na higienização, já que são removíveis.


 


Já o Protocolo é uma prótese fixa sobre implantes osseointegrados sobre seis ou mais implantes que devolve a satisfação de sorrir e especialmente de mastigar, pois devolve a sensação de dentes naturais. A prótese fixa exige também um cuidado mais adequado com a higiene diária exatamente por estar fixa sendo assim necessário a limpeza ao redor dos implantes para que não venha a desenvolver uma inflamação gengival – o que pode levar ao comprometimento e perda dos implantes com o passar do tempo.


 


O Overdenture é indicado para quem quer a praticidade de uma prótese removível somada a segurança e estabilidade durante a mastigação e o Protocolo é indicado para aqueles que não abrem mão de uma prótese fixa mas estão conscientes da sua dedicação extra com os cuidados de limpeza e manutenção, visto que nos dois casos o paciente deve estar em contato periódico com seu dentista.


 


Em alguns casos é possível realizar a carga imediata, que é na verdade a instalação imediata da prótese logo após a inserção dos implantes, visando encurtar o tempo de espera pós-cirúrgico da cicatrização e ósseointegração dos implantes.


 


Jorge Iarossi é cirurgião dentista e diretor da Iarossi Saúde Odontológica e da Odontologia Personnalité, ambas em Guarulhos, na Grande São Paulo.