Variedades

GRU Airport recebe exposição de esculturas no Terminal 4

Escultor Antonio Spinoza teve mostras exclusivas em capitais europeias como Londres e Atenas em 2013

 O GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo recebe, até o dia 10 de maio, a exposição Passagem, do artista plástico cearense Antonio Spinoza. As obras em estilo abstrato são esculpidas em aço-carbono, marca de Spinoza, e estarão em exibição no Espaço Cultural e também no saguão do Terminal 4 do aeroporto. Parte das peças expostas integrou duas mostras individuais que, em 2013, tiveram destaque em galerias de Londres, na Inglaterra, e de Atenas, na Grécia.

 

A importância que o aeroporto possui na rotina de Spinoza inspirou a nova exposição. O artista já expôs trabalhos em países como Suíça, Polônia, Turquia e Argentina. “Os aeroportos são como cidades, que recebem pessoas de diferentes culturas e de todo o mundo. Os momentos de espera antes do voo são muito especiais, pois são quando observo e interajo com o ambiente”, explica. Passagem traz as a marcas que tornaram o artista respeitado internacionalmente. A alternância entre curvas leves e sinuosas em contraste com a rigidez do material e a força das cores fazem da escultura um diálogo visual entre a obra e o ar que a rodeia.

 

Antonio Spinoza nasceu na cidade de Pentecostes, no Ceará. Iniciou a carreira artística em 1980, ao ser selecionado para ocupar um ateliê na capital cearense. Nos anos seguintes, entregou à cidade de Fortaleza os monumentos Grito de Guerra e Virgílio Távora. Atualmente, tem obras de arte em espaços públicos da cidade de São Paulo, onde vive, e nos acervos culturais de instituições como a Assembleia Legislativa de São Paulo e a Caixa Econômica Federal. 

 

Passagem pode ser visitada no Espaço Cultural GRU Airport de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No Terminal 4, as obras podem ser vistas em período integral. A entrada é gratuita. 

Posso ajudar?