Esportes

Guarulhense Rebeca Andrade leva medalha de prata na ginástica artística

Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Com uma nota total de , Rebeca Andrade conquistou a prata na final geral do individual de ginástica artística. Com o resultado, a jovem de 22 anos se tornou a primeira atleta nascida em Guarulhos a conquistar uma medalha olímpica.

A primeira prova foi a do salto. Apesar do desconto por pisar na linha, a brasileira conquistou a primeira posição no aparelho com um excelente 15.300. Em seguida, nas barras assimétricas, a guarulhense, mais uma vez sem erros e com a saída cravada, atingiu 14.666, mantendo a primeira colocação no geral.

Na trave, terceira apresentação, apesar de uma apresentação segura, Rebeca faturou 13.566, sua menor nota, que a fez cair para a terceira posição. Os brasileiros entraram com recurso para rever a pontuação, que foi deferido. Os árbitros, portanto, retificaram a pontuação anterior e acresceram 1 décimo na nota.

A americana Sunisa Lee, de 18 anos, foi para o exercício final com incríveis 43.733, enquanto Rebeca, após revisão da nota, aparecia em segundo com 43.632. A decisão ficou para o solo, especialidade da brasileira.

Repetindo o Baile de Favela, música utilizada nas classificatórias, Rebeca fez uma apresentação exuberante, mas com alguns erros, que valeram descontos na pontuação. A jovem precisava de 13.802 para o ouro, e chegou muito perto. Mas, os 13,666 renderam a medalha de prata, a primeira de uma mulher na história da ginástica artística brasileira.

De Guarulhos

O GuarulhosWeb publicou matéria ouvindo ex-professoras de Rebeca durante a trajetória na cidade natal. A ginasta ia aos treinos, no ginásio Bonifácio Cardoso, na região do Gopouva, de carona na bicicleta do irmão. Um vídeo, divulgado em 2009, mostra a ainda promessa, então aos 10 anos, encantada com uma curta jornada de treinamentos de Daiane dos Santos na cidade.

A agora medalhista olímpica terá outras duas chances de conquistar o ouro. A decisão do salto vai ser disputada no próximo domingo, 1º/7, e a do solo, na segunda, 2.

 

Posso ajudar?