Política

GUARULHOS EM 10 LINHAS – Quais serão suas prioridades na área de Habitação em Guarulhos?

WAGNER FREITAS – PP

Intensificaremos esforços para construção de COHABs, mutirões proporcionando ajuda de custo com material a famílias beneficiadas, e um forte investimento em soluções e programas de habitação inovadores com baixo custo e de rápida implantação, com aumento do incentivo e adesões à programas de nível estadual e federal, daremos um passo importante na redução do déficit habitacional e a regularização fundiária que hoje atinge mais de 20 mil famílias em nossa cidade.

SEBASTIÃO ALMEIDA – PT

Vou dar continuidade à construção de moradias pelo "Minha Casa, Minha Vida", com apoio do Governo Dilma. Nossa cidade é hoje uma das mais beneficiadas pelo programa, com 15 mil unidades contratadas. Basta andar por Guarulhos para ver o número de novos prédios em várias regiões. Nossa prioridade é atender as pessoas que ainda vivem precariamente às margens de córregos e rios. Para isso, vamos manter o programa de urbanização de favelas, com apoio do Governo Federal por meio do PAC, que em meu governo já mudou a vida de famílias do Santa Cecília, Bela Vista, Santo Agostinho, Cumbica e Pimentas.

JOEL PARADELLA – PSTU

Defendemos um plano de obras públicas promovido pela Secretaria de Obras  e parceria com os mutirões populares para a construção de moradias, creches, escolas e hospitais, gerando renda e emprego para a cidade e resolvendo o problema de moradia. Fim das desapropriações de moradias, regularização e urbanização das ocupações urbanas. Garantiremos o IPTU progressivo de verdade, redução do imposto para as residências populares, os ricos e donos de grandes propriedades, principalmente das áreas nobres da cidade devem pagar mais e não vamos cobrar dos trabalhadores desempregados.

ALAN NETO – DEM

Assinaremos termo de cooperação técnica com o Governo do Estado para implementação do programa Cidade Legal, que visa agilizar os processos de regularizações fundiárias de núcleos habitacionais. Para a redução do déficit habitacional, trabalharemos para determinar as ZEIS e alocaremos as famílias conforme grau de prioridade em razão de risco e ocupação de faixa de APP.  Ampliaremos os convênios com a CDHU, por meio de parceria com associações e cooperativas habitacionais, na modalidade de gestão compartilhada, e do Programa Minha Casa Minha Vida com participação do Governo do Estado.

JOVINO CÂNDIDO – PV

O Brasil vive um boom imobiliário em todo o país, que elevou o preço dos imóveis de modo geral e o crescimento desordenado. Guarulhos vive esse problema. É preciso reorganizar a cidade, distribuindo e direcionando o seu desenvolvimento. Faremos um inventário de áreas disponíveis na cidade e tipo de ocupação, buscando recursos e parcerias para reduzir o déficit habitacional. A regularização fundiária é outro assunto importante e passa por uma questão jurídica. Veremos pontualmente cada localidade ajudando na regularização das unidades.

CARLOS ROBERTO – PSDB

Nosso programa de governo contempla uma ampla e ousada política habitacional norteada pelo princípio de universalização do acesso à moradia digna, que inclui a regularização fundiária, a implantação de projetos habitacionais, o incentivo às melhorias das condições habitacionais e ampliação dos serviços públicos básicos. Implantaremos o Programa Mutirão de Legalização, em parceria com o projeto Cidade Legal do Governo do Estado, e ampliaremos os projetos de construção de unidades habitacionais populares para os setores mais vulneráveis, junto com os Governos Estadual e Federal.

EDERALDO BATISTA – PSOL

O problema da moradia em Guarulhos é muito grave. Somente uma ação radical como uma reforma urbana pode solucionar a demanda por moradia e por fim a especulação imobiliária. O PSOL se propõe a isso e somente nós podemos fazer, pois não temos o rabo preso com a especulação imobiliária. O PT/Almeida reduziu o IPTU dos ricos e aumentou o dos pobres, isso mostra de que lado ele está. Erradicar as favelas da cidade urbanizando-as, onde for possível, através de mutirões. O "bolsa aluguel" não resolve o problema de quem luta por moradia digna só beneficia e inflaciona o mercado imobiliário.

Posso ajudar?