A linha 2012 da picape Hilux e do utilitário esportivo SW4 acaba de ganhar motor 2.7 VVT-i Flex Fuel 16V, desenvolvida pela Toyota especialmente para o mercado brasileiro. O novo propulsor, comum para ambos os modelos, rende 163 cv a 5.000 rpm quando abastecido com etanol e 158 cv a 5.000 rpm com gasolina. O torque máximo com etanol ou gasolina é de 25 kgf.m a 3.800 rpm.
Todas as versões da picape e do utilitário esportivo são equipadas com transmissão automática de 4 velocidades. Seus preços partem de R$ 88.730 (Hilux SR 4×2 cabine dupla automática) a R$ 114.150 (SW4 SR 4×2 automática 5 lugares).
A nova picape Hilux Flex Fuel 2012 está à disposição em duas versões: SR cabine dupla com tração 4×2 e a topo de linha SRV cabine dupla 4×4. Ela traz como itens de série direção hidráulica progressiva, ar-condicionado manual, coluna da direção regulável em altura, fechamento da caçamba por meio de chave, assento traseiro rebatível, banco do motorista com regulagem de altura, relógio digital, porta-óculos no teto, limpador de pára-brisa com temporizador de velocidade, vidros, travas e retrovisores elétricos e sistema de som com controle no volante com CD, que reproduz arquivos de MP3 e WMA, com conectividade USB e Auxiliar do sistema de som compatível com iPhone e iPod.
Na versão SRV da picape, o painel central conta adicionalmente com uma tela de LCD e conexão Bluetooth. Todo o comando do sistema de som pode ser feito no volante, assim como o controle do computador de bordo, dotado de sete funções e disponível nessa versão. O banco do motorista pode ser ajustado por acionamento elétrico e o ar-condicionado é digital.
O novo utilitário esportivo SW4 Flex Fuel é apresentado na versão SR 4X2, com capacidade para cinco passageiros. A lista de equipamentos do SW4 SR 4×2, no que se refere a itens de conforto e conveniência, é a mesma da Hilux SR 4×2.
Como itens de segurança, todas as versões da Hilux e do SW4 trazem de série freios ABS nas quatro rodas, airbag duplo frontal, travamento das portas por controle remoto, que integram também alarme.
Poucas alterações na parte externa
A externamente houve poucas alterações na linha 2012. A picape Hilux apresenta um estilo frontal agressivo, com faróis proeminentes que avançam para além das dimensões da carroceria, e pára-choque de aspecto robusto, com grade com vincos definidos e grande entrada de ar central. Como diferença com relação às versões diesel, as Hilux Flex não dispõem de entrada de ar no capô. Ainda sobre o visual dianteiro das novas versões da Hilux, os retrovisores estão disponíveis na cor preta na versão SR e cromados com setas indicadoras de direção na SRV. Nas laterais, ambas estão equipadas com rodas de liga de alumínio de 16 polegadas e pneus 265/70 R16. A versão SRV agrega como diferencial estribos laterais.
O visual do SW4 SR Flex 2012 segue a mesma linha da picape Hilux SRV, mas com modificação no desenho do pára-choque, que apresenta uma máscara negra na região dos faróis de neblina. Nas laterais, as rodas são de liga de alumínio de 17" com pneus 265/65 R17 e também há espelhos retrovisores cromados com indicadores de seta de direção.
As alterações de design entre a versão Flex Fuel do SW4 em comparação com os modelos a diesel do utilitário esportivo são a ausência do estribo lateral e da moldura cromada na tampa do porta-malas que se apresenta, nessa nova versão, na cor da carroceria. Os dois modelos flex podem ser encontrados em seis opções de cores: preto Safira, preto Eclipse, bege Austral, cinza Chumbo, branco e prata metálico.
Interior mistura luxo com esportividade
Internamente, a Hilux 2012 mantém a aparência de uma picape robusta e luxuosa, com toques de esportividade, obtida a partir de uma tonalidade escura no acabamento do painel central e das portas. O volante inclui detalhes cromados e o painel de instrumentos combina cores que facilitam a visualização das informações exibidas. O painel central, que concentra as informações do áudio e do ar-condicionado, tem acabamento em tom mais claro e apresenta desenho horizontal, proporcionando maior sensação de espaço aos ocupantes. Na versão SRV, os bancos dianteiros e traseiros são revestidos em couro e na SR, em tecido.
O SW4 adota as mesmas características internas da Hilux, com a diferença na mescla da tonalidade bege com o cinza escuro do painel e com adição de detalhes cromados na região dos botões que acionam os vidros elétricos e das maçanetas das portas.
Preços sugeridos
Hilux
SRV 4×4 cabine dupla automática – R$ 103.420,00
SR 4×2 cabine dupla automática – R$ 88.730,00
SW4
SR 4×2 automática 5 Lugares – R$ 114.150,00