Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição – Danilo Sanches
Prestes a receber sua primeira reestilização no Brasil, o Hyundai Creta ainda fala alto em sua versão top de linha Pretige, avaliada pelo Carro Express/GuarulhosWeb durante uma semana. Com motor 2.0 e câmbio automático, o SUV oferece diversos equipamentos de série que o elevam à categoria de carros de luxo.
Por R$ 117,9 mil, apesar de se apresenta como um SUV compacto, oferece espaço de médio e acaba sendo ótima opção até entre seus irmãos de marca IX35 e Tucson, que competem quase no mesmo nicho de mercado. A versão 2021 difere muito pouco do primeiro modelo lançado aqui em 2014. Algumas poucas atualizações desde então, mas bons avanços tecnológicos.
Destaca-se o excelente acabamento interno, com bancos em couro na cor marrom, que dão um charme a mais e passam a impressão de requinte.
O motor NU 2.0 Dual CCVT Flex tem potência máxima de 166 cv a 6.200 rpm e torque de 20,5 kgfm a 4.4700. O câmbio automático sequencial de seis marchas dá conta do recado, se bem que, em alguns momentos, “sofre” um pouco em reduzidas, roncando um pouco mais alto. Segundo o fabricante, ele pode atingir a velocidade máxima de 188 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos. Durante a avaliação, tanto na cidade como na estrada, demonstrou ser bem ligeiro, respondendo bem às pisadas mais fortes.
O Creta Prestige, por ser o top de linha, oferece quase tudo que se espera de um modelo mais requintados. Tem antena tipo barbatana, banco do motorista com ventilação, espelho retrovisor eletrocômico, painel de instrumentos Advanced Supervision Cluster e retrovisores externos com rebatimento elétrico automático.
O sistema multimídia blueMedia não deixa a desejar em avanço tecnológico. Aparece na tela de 7 polegadas (com TV Digital), que permite o fácil espalhamento com o smartphone tanto para Android Auto como para o Apple CarPlay. Conta ainda com carregador sem fio, por indução.
Traz ainda câmera de ré, sensor de estacionamento, chave canivete, luz de condução diurna, abertura e fechamento dos vidros na chave, sensor crepuscular, faróis com projeto, lanternas Diamond Vision com luzes em LED, luz de condução diurna, faróis de neblina, volante revestido em couro, bancos de couro, seis airbags, freios ABS com EBD, controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa, ar-condicionado automático digital, direção elétrica, vidros e travas elétricas, chave presencial smart-key, volante com regulagem de altura, banco do motorista com regulagem de altura e smart key band.
Para completar, tem ainda o Hyundai Key Band, chave presencial em forma de pulseira, que facilita o acesso ao veículo e o acionamento do motor. Aparece como item opcional no pacote de equipamentos, mas pode valer a pena.