O piloto de um Boeing 747 precisou fazer uma manobra arriscada, na manhã desta segunda-feira, 28/06, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, para, durante a aproximação final à pista de pouso, abrir distância de uma aeronave da Gol que seguia adiante no mesmo sentido. Mesmo assim, o controlador ordenou uma arremetida no último segundo antes do pouso.
As informações são de Carlos Ferreira, do site Aeroin. A cena foi gravada pelo Canal Golf Oscar Romeo, que possui câmeras apontadas 24 horas por dia para os principais aeroportos que servem a cidade de São Paulo.
Nas imagens, gravadas por volta das 7h30 da manhã, é possível ver quando um Boeing 737 da Gol realiza uma aproximação para a pista 09R. Atrás dele, é possível ver um enorme Boeing 747-200 da empresa Fly Pro, avião que tem realizado diversos voos ao Brasil durante a pandemia sob contrato de fretamentos diversos.
Embora a tentativa de manobra do jumbo, ela não foi suficiente para abrir espaço entre os aviões. Assim, ao ver que não havia separação suficiente entre as aeronaves, o controlador da Torre de Controle de Guarulhos ingressa na frequência de rádio e repete diversas vezes o comando de “go around” (arremeta) ao piloto do Boeing 747.
O piloto do jumbo ainda demora alguns segundos para responder, mas dá potência novamente para subir com sua aeronave.
O ângulo da câmera não permite ver a posição do Boeing 737, mas é grande a possibilidade de que ele ainda estaria na pista no momento em que o 747 pousaria. Como as convenções de segurança da aviação não permitem o pouso de uma aeronave enquanto outra está na pista, não restaria outra alternativa ao jumbo senão a arremetida.