Cinema

Motos importadas ganham espaço na capital, vendas crescem e ampliam suas áreas de consumo

Zona Norte, regiões de Guarulhos e do Vale do Paraíba lideraram as vendas dos modelos

Não só as vendas de carros importados apresentaram acentuado crescimento nos últimos anos – de janeiro a agosto de 2011, o número de emplacamentos de empresas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) cresceu 112,4 % em relação a 2010 -, o mercado de duas rodas também mostrou números animadores para os importadores: de acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), a venda de motos entre janeiro e agosto deste ano aumentou cerca de 18% na comparação a 2010. Destaques para as marcas importadas Harley Davidson, Kawasaky e BMW, que tiveram incrementos nas vendas de, no mínimo, 18%.

No caso do grupo BMW Motorrad, houve recorde de vendas, com 642 unidades entregues no mês passado, cifra que, segundo dados da empresa, representa crescimento de 115% em relação ao mesmo período do ano anterior. "Nossos clientes começaram a notar que não é difícil ter um veículo com qualidade e segurança, com tecnologia importada", diz o gerente de marketing da rede de concessionárias BMW Caltabiano, Flávio de Oliveira. Com 22 lojas no Estado, sendo duas na capital que comercializam motos, ele afirma que a concessionária teve crescimento de 69% nas vendas de suas motos na comparação entre agosto deste ano e de 2010. Em relação a julho, o acréscimo foi de 21%.

Mudança geográfica – Localizadas em Santana e Jardim Paulista, as unidades foram criadas em 2010 e 2008, respectivamente. "O que nos surpreendeu foi que, em agosto, a Caltabiano de Santana superou as vendas do Jardim Paulista, considerada mais tradicional pelos consumidores", explica Oliveira.

Agosto foi o primeiro mês em que as vendas tiveram esta inversão, com 51% das motos vendidas na unidade mais nova, por atender os compradores das Zonas Norte e Leste, bem como das cidades de Guarulhos e do Vale do Paraíba. Para Oliveira, isso demonstra uma tendência: "Os preços das motos BMW estão mais competitivos, e hoje atendem a um público bem mais amplo, que prefere investir em veículos adequados para viagens mais longas ou que ofereçam maior conforto no dia a dia". Os modelos G650 GS e F 800 GS, responsáveis por 73% das vendas na concessionária, saem em torno de R$ 30 mil.

BMW Motorrad mostra suas novidades em evento

A BMW Motorrad irá exibir no 11º Salão Duas Rodas, que acontece de 4 a 9 de outubro, no Centro de Exposições Anhembi, diversos modelos disponíveis no país e apresentar, pela primeira vez, a R 1200R Classic, um dos destaques da feira, que faz uma homenagem a tradicional modelo R 1200R.

Além deste modelo, estarão presentes as motos da linha K, como as recém lançadas K 1600 GT e GTL e a naked K 1300 R; a R 1200 GS e a super esportiva S 1000 RR. Os já conhecidos modelos nacionais G 650 GS, F 800 R e F 800 GS, montados em Manaus, em regime CKD, também marcarão presença na feira.

Posso ajudar?