Início » Nove meses após alta no 3CGru, centenária Dona Nenê aguarda ansiosa pela vacina contra Covid-19
Cidades

Nove meses após alta no 3CGru, centenária Dona Nenê aguarda ansiosa pela vacina contra Covid-19

Senhorinha que superou gripe espanhola, Segunda Guerra Mundial e coronavírus continua fazendo tricô em Guarulhos

No dia 18 de abril de 2020, o GuarulhosWeb mostrou a história de dona Nenê, uma senhora que, na ocasião, foi a mulher mais velha curada da Covid-19 no Brasil. Com 97 anos de registro – embora jurasse ter 100, por ter sido registrada 3 anos depois – a idosa recebeu alta no 3CGru, hospital de campanha construído no Cecap. Nove meses depois, já com 98 no documento e 101 de alegação, ela aguarda a liberação para tomar a vacina contra o vírus.

Sebastiana Paschoal, conhecida como Nenê no asilo em que mora, na Vila Augusta, será a primeira a ser imunizada no local, confirma Claudia Andreia da Silva Bueno, proprietária do local, enfermeira de formação e uma das cuidadoras que amparam a idosa. 

A profissional confirma que a senhorinha continua firme e não perdeu os antigos hábitos, tampouco a simpatia e sensatez demonstradas no momento em que recebeu a alta. “Ela continua fazendo as mesmas coisas, inclusive o tricô”, informa Claudia.

Quando bebê, dona Nenê teve a gripe espanhola e viu os corpos dos seus avós, italianos, jogados ao mar após o óbito pela doença. Já adulta, vivenciou a Segunda Guerra Mundial e rezou uma “Ave Maria” quando curada da Covid-19. 

A filha de Sebastiana, aos 77 anos, não pode buscá-la no hospital por também pertencer ao grupo de risco. De acordo com Claudia, dona Nenê ainda recebe visitas, porém com todo cuidado possível. “Criamos uma sala especial, arejada, com álcool gel e orientação para os familiares”, completa a enfermeira.