Economia

PIB da região de Guarulhos sobe 9% no 1º semestre

Alta na região é maior que a estimada para o Brasil e para o Estado de São Paulo

O  Indicador de Movimentação Econômica Regional (IME-R) da região de Guarulhos, no primeiro semestre de 2010, apresentaou resultado positivo (+ 9%) sobre igual período do ano anterior,  acima do estimado para o Estado de São Paulo (+7,1%) e também para o Brasil (+8,9%). O destaque de desempenho ficou com o segmento de comércio e serviços. Nesses setores, o IME-R da região de Guarulhos teve alta de 9%, contra taxas positivas de 6,5% no Estado de São Paulo e 5,8% no País. Na Agropecuária, o crescimento regional foi de 1,4%, contra variação positiva de 0,2% em São Paulo e de 4,3% no Brasil.

O economista do Sebrae-SP, Pedro João Gonçalves, ressalta que a região é beneficiada pela diversidade em sua atividade econômica e lembra que entre os setores mais pungentes nos últimos anos em termos de abertura de empresas estão o varejo de material de construção e vestuário.

O IME-Regional é calculado periodicamente pelo Sebrae-SP, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Assim, quanto maior a variação do IME-Regional, maior será a variação na movimentação econômica da região analisada. Por isso, os valores do IME-R podem ser interpretados como  estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) da região observada, de forma antecipada à divulgação do PIB dos municípios pelo IBGE e pela Fundação Seade.

Posso ajudar?