Início » Prefeitos afirmam que Pazuello anunciou início da vacinação para 20 de janeiro
Saúde

Prefeitos afirmam que Pazuello anunciou início da vacinação para 20 de janeiro

Na próxima segunda-feira, 18, chegam ao Brasil 2 milhões de doses da Astrazeneca para estados

Após reunião com o Ministério da Saúde na manhã desta quinta-feira, 14/1, prefeitos de todo o país afirmaram que o ministro Eduardo Pazuello informou o início da vacinação contra a Covid-19 para a próxima quarta-feira, 20. A confirmação ainda depende da lieração do uso emergencial das vacinas Coronovac e Astrazeneca pela Anvisa, fato que deve acontecer no domingo, 17.

Ainda segundo a Frente Nacional de Prefeitos, ainda em janeiro, o país deve obter oito milhões de doses, passando para 30 milhões em fevereiro e 80 milhões em abril. Além da aprovação da Anvisa, apenas problemas logísticos de voo podem ocasionar atraso na vacinação, segundo Jonas Donizete, presidente da entidade. Segundo ele, a maioria dos municípios apresenta quantidade suficiente de agulhas e seringas para o início da campanha.

“De acordo com @ministropazuelo, próxima segunda chegam 2 milhões de doses da Astrazeneca para estados. Há também as 6 milhões da Coronavac. Anvisa liberando domingo, distribuem na terça para iniciar na quarta, dia 20. Ou seja: 8 milhões de doses para janeiro”, escreveu o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, nas redes sociais.

Em Guarulhos, o prefeito Guti faz reserva técnica no Instituto Butantan para aquisição de vacinas contra o coronavírus. O chefe do executivo está aguardando a definição sobre o plano nacional ou estadual para que Guarulhos dê início imediato ao combate à doença.