Nesta quarta-feira (22), a Guarda Civil Municipal (GCM) cumpriu uma reintegração de posse, em uma invasão na Estrada Mato das Cobras, região do Ponte Alta. O processo foi pacífico e durou cerca de 7 horas.
Segundo a GCM, no local havia 400 demarcações de terra, que abrigariam cerca de 1.600 pessoas, além de alguns barracos construídos com madeiras. Para evitar novas ocupações, equipes da Prefeitura destruíram as construções e atearam fogo no material utilizado.
O GuarulhosWeb publicou uma reportagem no último dia 17, revelando que a ocupação estava desmatando uma área verde.
Segundo populares, as moradias estavam começando a ser construídas. Muitas pessoas que possuíam partes demarcadas confirmaram ter pago cerca de R$ 500 para ocupar a área.
“Eu moro de favor na casa de parentes e vim para cá por falta de opção. Ficava por aqui meio período só para tomar conta da área e pretendia começar a trazer meus pertencesses na próxima semana, agora acabou tudo”, contou Renata do Santos, de 32 anos, que mora em Cumbica e é proprietária de um bar.
No local onde houve a ocupação existia uma área arborizada que foi desmatada. Além disso, não há estrutura de saneamento básico ou iluminação.
A Prefeitura de Guarulhos informou que foi feita a reintegração de posse da área pública, sendo designados para garantir a segurança 110 guardas civis municipais. A ação impediu a continuidade do desmatamento de áreas verdes no local. Assim, foi desarticulado o início do processo de loteamento irregular na área pública. Vale ressaltar que ainda continua uma grande ocupação na área privada próxima à pública.
As secretarias de Meio Ambiente e Segurança Pública estão monitorando constantemente a área para coibir novas tentativas de invasão, como também de crimes ambientais. A ação de reintegração contou com a participação de diversos setores da administração pública.