Palanque

Problemas odontológicos podem interferir no rendimento escolar

Cada vez mais os pais compreendem a importância de levar os filhos regularmente ao dentista

Além de manter a saúde bucal, esse hábito evita um problema até então inesperado para grande parte: a queda no rendimento escolar. Cáries, respiração pela boca e mordida cruzada podem sim interferir diretamente na vida acadêmica.


 


As dores causadas pelas cáries desconcentram o estudante, além de atrapalhar a correta mastigação dos alimentos, o que prejudica a absorção integral dos nutrientes pelo organismo e, assim, gera fadiga.


 


Já o ato de respirar pela boca provoca não apenas a secura dos lábios, dentes e gengiva como também a sensibilidade dentária e o desenvolvimento de infecções, já que a tendência é de a gengiva desenvolver inflamações – devido ao ressecamento ocorrem microfissuras que propiciam a entrada de bactérias e microorganismos nocivos. Além desses aspectos odontológicos, respirar pela boca causa cansaço no estudante, pois há uma queda na oxigenação do cérebro e, consequentemente, o aluno vai sofrer com desconcentração.


 


Por fim, a mordida cruzada – quando a arcada superior se projeta para dentro e a inferior para fora – desgasta os dentes e pode até ocasionar disfunções da ATM, resultando em dores na mandíbula, dores de cabeça e até desvio na face. Com a irritação proveniente das constantes dores, o aluno certamente ficará irritadiço, atrapalhando o aprendizado.


 


Nota-se assim o quanto é importante manter a saúde bucal, já que fatores considerados apenas como problemas odontológicos acabam por interferir no bem estar do indivíduo e, deste modo, em tarefas do cotidiano, como o estudo.


 


Além de passar por um check-up odontológico, o acompanhamento frequente por um profissional desde a mais tenra idade é a melhor maneira de planejar tratamentos simples que evitam, mais tarde, ações mais drásticas como cirurgias ortognáticas, procedimentos necessários em caso de queixos proeminentes ou reclusos (deformidade da face), maxilares desiguais, entre outras ocorrências que prejudicam a funcionalidade da mordida, a estética facial e a autoestima. 


 


Jorge Iarossi é cirurgião dentista e diretor da Iarossi Saúde Odontológica e da Odontologia Personnalité, ambas em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Posso ajudar?