Mídias tradicionais como rádio, televisão, jornais e revistas sempre foram utilizadas para transmitir informação à população. Durante décadas, sabendo disso, muitos políticos procuraram dominar estes meios, para atingirem e divulgarem temas de seus interesses. Campanhas de lançamento de novos produtos e serviços dependiam também destas ferramentas de comunicação de massa, moldadas por bons profissionais de marketing, com os belos e criativos trabalhos produzidos pelas agências de propaganda.
Mas, com o advento da internet e de sua popularização a partir do final da década de 90, começamos a testar novas formas de divulgar ideias, produtos e serviços. Os sites e os correios eletrônicos criaram a mídia digital, o que fez com que empresas ligadas a este segmento de tecnologia observassem um crescimento gigantesco. É evidente que nem todas prosperaram, mas muitas se firmaram e disputam esse grande e inovador mercado.
No passado, sem a tecnologia atual, defender uma ideia nova era muito mais difícil, pois dependia de convencer os editores e repórteres dos veículos de comunicação a dar espaço para a divulgação. Se o tema era contrário aos interesses da mídia, dificilmente seria publicado e, portanto, quase impossível ocorrer a repercussão junto à sociedade.
Mas as mudanças não pararam. Surgiram as redes sociais. Hoje só o facebook tem mais de 350 milhões de usuários. É uma inovação que está mudando os métodos utilizados nos últimos séculos para se comunicar. Com a verdadeira liberdade de informação, o usuário pode se expressar por meio de uma frase, uma imagem, ou um comentário em um “post” que, em poucos segundos, poderá causar uma reação em cadeia.
As redes sociais estão possibilitando que as pessoas se organizem de acordo com seus interesses comuns e seus ideais. Permitem a rápida reflexão sobre os pontos de vista postados e isso faz toda a diferença com relação a outras mídias, pois as pessoas trocam experiências e informações, chegando a conclusões de forma coletiva.
Muitas empresas já respondem as dúvidas de seus clientes por meio destas novas ferramentas. Ao mesmo tempo, também, estão interagindo com outros consumidores que tiveram ou que pretendem ter experiência de compra.
Da mesma forma, a comunidade conectada deve aproveitar estas ferramentas para melhorar sua qualidade de vida, indicando ao poder público a falta de qualidade na prestação de seus serviços. Já se falou que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Nas redes sociais uma imagem com comentários pode produzir uma revolução.