Cidades

Sem acordo com SDU, trailers são lacrados no Parque Santos Dumont

Comerciantes do Santos Dumont estiveram no Paço Municipal para dialogar com a prefeitura sobre uma ordem de despejo decretada a partir de uma ação movida pelo Ministério Público. Um representante do prefeito encaminhou os manifestantes para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) onde foram recebidos pelo secretário Paulo Carvalho. Apesar da tentativa de apoio, os estabelecimentos, que funcionam em trailers, precisaram ser esvaziados. 
 
Segundo os proprietários, há 12 anos os comércios estão instalados na Estrada do Elenco, altura do 4.252. São 12 trailers, que abastecem os moradores de um condomínio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).
 
José Cândido da Silva, de 53 anos, conhecido como Brás, é um dos comerciantes mais antigos, Segundo contou ao GuarulhosWeb, existe uma parceria entre os proprietários e os moradores do condomínio. “Dependemos uns dos outros, o mercado da região é longe, muitas pessoas compram e pagam quando podem, eles nos ajudam e nós ajudamos eles”, explicou.
 
Brás contou ainda que sofre de problemas de saúde e depende do comércio para se sustentar. “Não tenho mais condições de começar do zero, este é o meu ganha pão não posso sair assim”.
 
Durante a reunião com o secretário os moradores receberam orientação para esvaziar seus comércios, já que a lacração acontece nesta terça-feira (15) e procurar pela CDHU, responsável pela área, para um pedido de autorização para utilizar o espaço. 
 
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) informou ao GuarulhosWeb que a área utilizada pelos comerciantes pertence a CDHU. “A SDU somente consegue promover a regularização das atividades econômicas realizadas no local mediante a apresentação de documento com a autorização por parte da CDHU”.
 

Posso ajudar?