A Semana Enef também irá focar em um importante agente da econômico, mas que ainda que carece de planejamento financeiro: o microempreendedor individual (MEI). Segundo levantamento inédito do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 77% dos empreendedores autônomos que faturam até R$ 81 mil por ano nunca fizeram um curso ou treinamento em finanças. Além disso, metade deles ainda usa o caderno para anotar os gastos – só 21% utilizam computador.
“Muitos desses empreendedores ainda se encontram em uma situação rústica e primária – o que mostra que ainda podemos evoluir muito na capacitação, com cursos de educação financeira”, observa Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae. “Já os mais jovens estão assimilando a tecnologia de forma mais rápida, e o uso do cartão de crédito está crescendo”, diz.
De acordo com a pesquisa, que ouviu mil pessoas entre os dias 14 e 26 de abril, 44% dos MEIs aceitam cartão como forma de pagamento. Outro desafio é quanto ao controle de despesas: 48% dos entrevistados não fazem previsão de gastos e 39% não registram todas as receitas. Além disso, 34% não costumam acompanhar o saldo de caixa ou o faz no máximo uma vez mensalmente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.