Artigos

Uma nova frente em defesa do Brasil

“Venho me unir aos senhores para trazer um pouco da minha experiência como industrial. Sou um produtivista, que acredita que produzindo mais e com mais qualidade é possível gerar mais oportunidades para o nosso Brasil e para o mundo”. Usei, na última terça-feira, exatamente essas palavras durante o primeiro discurso que fiz na tribuna da Câmara Federal, em Brasília, tão logo tomei posse como deputado federal pelo PSDB de São Paulo.


Este é apenas um resumo do que Guarulhos, uma cidade marcada pela produção, com forte vocação industrial, pode esperar deste deputado federal, que só chegou a essa posição justamente graças às oportunidades que este município me deu ao longo de minha vida.


Tenho convicção de que, ao contribuir para facilitar a vida do setor produtivo, de diferentes formas, estarei devolvendo aos guarulhenses os votos de confiança depositados em meu nome. Precisamos entender que o poder público deve ser um agente facilitador de negócios, estimulando o setor produtivo, que vai gerar empregos, pagar salários e movimentar a economia como um todo.


Infelizmente, o Brasil ainda é apenas um grande produtor de commodities que têm baixo valor agregado. Precisamos criar condições de estimular a indústria de transformação de nosso país para que possamos concorrer no mercado externo com produtos manufaturados, que tragam mais divisas à nação. Isso se traduzirá em desenvolvimento econômico, proporcionando geração de renda aos trabalhadores.


Mas isso não se consegue a partir de decretos nem por um passe de mágica. E é nisso que consiste o produtivismo. Dar condições para que os setores produtivos, com responsabilidade social e ambiental, possam ter condições de disputar em e igualdade no mercado internacional com países mais evoluídos, tanto tecnologicamente como nas leis que regem as relações trabalhistas.


Como industrial, sei exatamente como conquistar esses espaços e ajudar o Brasil a criar oportunidades para quem precisa. Nada de políticas assistencialistas que não fazem as pessoas saírem do lugar. Precisamos de ações efetivas, na área de educação profissional, a fim de formar trabalhadores capacitados, em condições de aproveitar as oportunidades que a vida trarão.


 


Carlos Roberto de Campos


Empresário, deputado federal e presidente do Diretório Municipal do PSDB, escreve às sextas-feiras nesta coluna

Posso ajudar?