Início » Usando a alimentação a favor dos dentes
Palanque

Usando a alimentação a favor dos dentes

São notórios os benefícios da alimentação para a saúde do organismo. A parte dentária não poderia ficar de fora

Frutas e legumes têm papel determinante na saúde bucal, atuando como adstringentes. Frutas ácidas, como o abacaxi, também são bem vindas, já que aumentam a salivação, item importante na manutenção da saúde da boca.


 


Porém, há o outro lado da moeda. A ingestão de alimentos artificiais combinada com a ausência ou má higienização pode gerar alguns problemas. Itens com corantes, por exemplo, mancham e escurecem os dentes. Por sua vez, os alimentos açucarados colaboram com o surgimento de cáries. Outro aspecto é a união do açúcar com os ácidos em refrigerantes que ocasiona erosões nos dentes, aumentando a sensibilidade dentária.


 


Conhecidos por sua atuação positiva no fortalecimento dos dentes, os derivados do leite também podem se tornam vilões da saúde bucal caso não seja efetuada uma correta higienização após sua ingestão. Isso porque esse tipo de alimento fermenta, formando ácidos e ajudando na descalcificação do esmalte e, consequentemente, criando cárie, podendo ainda colaborar com a formação da placa bacteriana, originando o tártaro e a doença periodontal.


 


Contudo, não é preciso retirar determinados alimentos do consumo. No caso dos corantes e açucarados, a diminuição na alimentação e a higienização correta dão conta do recado. Lembre-se: a base da saúde bucal está na higienização completa e visitas periódicas ao seu dentista.


 


Jorge Iarossi é cirurgião dentista e diretor da Iarossi Saúde Odontológica e da Odontologia Personnalité, ambas em Guarulhos