Em junho de 2014, os consórcios Enpavi/Firpavi e Construtor Equipav/Paupedra venceram a licitação realizada pela Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito com o objetivo de pavimentar 39 ruas de Guarulhos incluídas nos itinerários de ônibus municipais em diversos bairros. Mais de um ano depois, apenas uma rua foi entregue e a Prefeitura não realizou nenhum pagamento. Por iniciativa do vereador Romildo Santos (PSDB) foi criada na Câmara uma Comissão Especial de Estudos pluripartidária cujo objetivo é elucidar esta situação.
Na manhã do dia 29 de setembro, os vereadores Romildo Santos, Paulo Sergio Rodrigues Alves (PR), Heleno Metalúrgico (PDT), Professora Marisa de Sá (PT), Luiz Matogrosso (PP) e Elmer Japonês (PSC) se reuniram para discutir algumas respostas de requerimentos enviados à Prefeitura sobre a situação das obras. “Confirmamos que as obras encontram-se paradas, total ou parcilmente em alguns casos e as verbas destinadas para pagamento das empresas não saíram dos cofres da Prefeitura”, explicou Romildo Santos, que preside a Comissão.
Dentro desta linha, na próxima segunda-feira, 5 de outubro, a partir das 14 horas, os vereadores da Comissão estarão em algumas ruas entre as previstas no contrato das obras. “Vamos checar in loco o andamento das obras e a situação dos pagamentos que deveriam ser feitos pelo Executivo e indicar responsabilidades, pois a população, que depende muito do transporte público, está sendo muito prejudicada”, acrescentou Romildo Santos.