Opinião

Tecnologia voltada ao cidadão

Independente do reconhecimento que vem obtendo fora do país, conforme reportagem publicada nesta sexta-feira pelo HOJE, o portal Tecnologia Cidadã oferecido pela Prefeitura de Guarulhos merece ser destacado na própria cidade, tantos são os benefícios disponíveis que – via de regra – facilitam a vida da população e agilizam, em muito, diversas rotinas administrativas. Na verdade, apesar da complexidade tecnológica, o sistema acompanha as inovações do mundo moderno, em que uma administração pública não pode ficar para trás.


 


Além de dados que garantem uma maior transparência no uso do dinheiro público, o melhor do sistema, muitas vezes, ainda não devidamente conhecido da maior parte da população. Seria de bom tom que a Prefeitura investisse na divulgação do sistema, que pode – em um futuro breve – ser ampliado e atender necessidades nas áreas de saúde e educação, como já ocorre em outros municípios. Atualmente, o portal está centrado em informações contábeis, além de facilitar o acesso a processos administrativos, solicitação de alvarás de funcionamento de estabelecimentos comerciais, emissão de carnês para pagamentos de taxas e impostos municipais, entre outros.


 


Porém, conforme demonstrado pelo Grupo Giap a imprensa, em entrevista concedida na quinta-feira, já tem prefeituras do interior de São Paulo que utilizam sistema semelhante para a inscrição de alunos na rede municipal de ensino, minimizando o tempo de espera em filas para obtenção de vagas nas escolas, e também no agendamento de consultas médidas nas unidades básicas de saúde.


 


A partir do momento em que um cidadão busca o atendimento online em determinada unidade, ele não pode tentar em outra, evitando a criação de uma falsa demanda. Tudo isso se traduz na economia de tempo e de dinheiro público. O resultado final, lá na frente, com certeza será uma maior eficiência administrativa,  algo tão perseguido mas dificilmente alcançado por nossos poderes executivos.

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