Opinião

Futebol sem caixinha de surpresas

Para muita gente, a campanha do Flamengo de Guarulhos na terceira divisão do futebol paulista neste foi além das expectativas, ao chegar às semifinais do campeonato. Para outros, o fim do sonho de acesso à Série A2, sacramentado na quarta-feira com a derrota em casa por 5 a 3 para a Santacruzense, revela a limitação do futebol profissional nesta cidade. Na verdade, trata-se de algo inerente ao futebol: nunca se chega a algum consenso quando o assunto central é a bola. Porém, ficam muitas lições para a nova administração do clube que, neste ano, depois de anos nas mãos de uma mesma família, ensaiou pela primeira vez uma gestão mais profissional.


Tivesse vencido o jogo de quarta-feira, o Flamengo iria para a rodada de domingo, contra o Osasco, dependendo de suas próprias forças para subir de divisão. Mas como o “se” não existe, a acachapante derrota diante de milhares de torcedores que foram ao Antonio Soares de Oliveira revelou a verdadeira realidade do clube, que – apesar da nova gestão – ainda carece de algo fundamental do futebol: planejamento. Talvez, a lição deste ano possa servir para se pensar grande para 2012, sem deixar para a última hora definições importantes.


Infelizmente, a diretoria optou por – como ocorreu no ano passado – encerrar as atividades profissionais até o fim de 2011, ao decidir que não participará nesta temporada de mais nenhum campeonato. Apenas as categorias menores seguirão em campo. Os argumentos para tanto têm lógica. Afinal, não dá para manter um clube sem qualquer patrocinador, como é a situação do Flamengo e de tantos outros times brasileiros.


Também não se deve impor ao poder público municipal que custeie qualquer clube de futebol que seja. Por mais que possa se argumentar que os esportes devam ser prioridade, a manutenção de associações esportivas deve se dar a partir da iniciativa privada.


Cabe então à diretoria realizar um trabalho profissional para mudar a imagem desgastada do Flamengo e convencer empresários de Guarulhos a investirem no clube associando suas marcas às cores do time. Somente a partir do momento em que tiver realmente uma gestão profissional, de fato, a clube poderá galgar sonhos maiores. Caso contrário, seguirá sendo o Flamenguinho de sempre, nesse sobe e desce de divisão ano após ano.

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