Opinião

Guarulhos entra no Paulistão


O Flamengo entra em campo neste sábado contra a Itapirense, em Itapira, no interior de São Paulo, na estréia do time na terceira divisão do Campeonato Paulista. Por questões de marketing, a Federação Paulista de Futebol chama a categoria de A3, ignorando tratar-se de um grupo de times que estão longe da elite. Tanto que só a quarta divisão, a Série B, é chamada de Segundona. Mais um daqueles exercícios de políticos que pouco entendem de futebol e acreditam que o torcedor é desprovido de inteligência. Assim, apesar da nomenclatura diferente, o HOJE tratará o campeonato como terceira divisão.


E não há nada de errado com isso. Para chegar à frente, é necessário dar um passo de cada vez. Guarulhos nunca fez parte da elite. O próprio Flamengo bateu na trave anos atrás, quando chegou entre os oito primeiros da segunda divisão, quase se habilitando a disputar um campeonato contra os grandes clubes do Estado. Seria bastante interessante para a cidade receber jogos do São Paulo, Palmeiras, Santos e Corinthians. No país do futebol, nada como ter um time da cidade para torcer, para reverenciar, assim como ocorrer com municípios muito menores.


Porém, infelizmente, Guarulhos nunca conseguiu ter uma expressão maior no futebol paulista. Empresários e comunidade local, por uma série de motivos, nunca prestigiaram as duas equipes profissionais daqui, o Flamengo e a AD Guarulhos. Porém, mesmo sem nunca prestigiar, a cidade cobra uma boa performance dos times. Algo um tanto incoerente, mas real.


Desde o ano passado, até como forma de sobrevivência, o Flamengo fechou uma parceria com o Corinthians, servindo como uma espécie de equipe B do clube paulistano. É o ideal? Lógico que não. Porém, foi a forma encontrada para que o time não morresse.


Óbvio que a parceria não agrada muita gente, principalmente aqueles que só sabem criticar mas não mexem uma palha para apresentar algo melhor. Na última quarta-feira, o Corinthians se sagrou campeão da Copa São Paulo de Futebol Junior. Entre os titulares estavam vários jogadores que ano passado disputaram campeonatos com as cores rubro negras do nosso Flamengo. Alguns deles, inclusive, poderão ser aproveitados nesta A3 para ajudar o time guarulhense a chegar na segunda divisão. Talvez, de forma torta, Guarulhos pode até se tornar um celeiro de futuros craques.

Posso ajudar?