O sucesso de uma empresa está diretamente ligado aos seus planos e objetivos que têm relação com os cenários internos e externos. Planejar pode parecer simples, porém, se não o fizer com expertise, pode-se interromper o processo da obtenção do sucesso.
Recentemente vivemos alguns anos com momentos de dificuldades econômicas no país e, em tempos assim, os empresários acabam perdendo o foco de seu negócio para dedicarem-se a atividades de gestão que não são sua especialidade. Eles decidem atuar em áreas financeiras, contábeis, tributárias, jurídicas, entre outras, com o objetivo de resolver seus problemas.
Essa perda de foco faz com que os negócios sejam abalados. Por exemplo, um empresário produz equipamentos e sua especialidade é a operação fabril e vendas. Se ele abre mão dessa especialidade para dedicar-se a outras áreas, devido a alguma deficiência no processo transacional, certamente haverá uma perda de produção e/ou nas vendas por falta de controle do foco do seu negócio.
Todo empresário precisa conhecer alguns motivos que o levam a contratar uma consultoria externa: dificuldades em saber fazer um diagnóstico – seja por falta de tempo ou de pessoal – para identificar problemas ou como resolvê-los; não possuir profissionais disponíveis e com dedicação plena para atender a urgência; ou por causa de medidas que possam causar impactos não populares diante de sua equipe, com isso, desgastando o relacionamento entre empresa e colaboradores.
Entre os benefícios, uma consultoria externa pode colaborar positivamente na gestão de temas como, por exemplo, aumento da participação e potencialidades do mercado; valorização do capital humano; retenção de talentos; aumento da rentabilidade empresarial; acompanhamento de indicadores de performance; acompanhamento de demandas repentinas; crescimento das vendas; redirecionamento das estratégias ineficientes; workshops de capacitação de equipe – utilizando temas em sintonia com as necessidades da empresa; entre outros.
2019 é um ano que se inicia positivamente para os empresários brasileiros. Há um contágio de otimismo em todos os segmentos, o que é bom. Porém, a acreditação num momento econômico positivo, tem de vir acompanhada de boas análises, planejamentos estratégicos e objetivos bem definidos para futuros investimentos.
Nosso conselho é que todo empresário faça um diagnóstico de seu negócio com um consultor empresarial para uma análise imparcial com o objetivo de identificar gastos desnecessários, vícios ou oportunidades que não são aproveitadas para o crescimento sustentável de sua corporação.
Tenho percebido ao longo destes anos, que os processos das empresas poderiam ser muito mais produtivos e a lucratividade muito maior, mesmo com a influência dos fatores externos, político e econômico que temos experimentando recentemente. Desejo sucesso aos empresários neste ano que ainda está no início.
Carlos Alberto Fernandes é CEO e sócio-diretor do Grupo Marca, consultor sênior da Lean Enterprise e da Six Sigma Black Belt.