Política

ELEIÇÕES – Vereador regulariza pendência e aparece na lista de candidatos

Um verdadeiro susto. Foi dessa forma que o vereador Alexandre Dentista (PSDC) recebeu a notícia de que seu nome não constava na lista de candidatos registrados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para a disputa ao cargo de vereador. De acordo com o próprio parlamentar, este problema foi solucionado, ainda, nesta terça-feira, 23, e seu nome passa a constar como candidato.
 
Segundo informações apuradas pelo GuarulhosWeb, o problema que existia no processo de registro da candidatura do parlamentar, que busca sua reeleição, estava no cadastro no Candex, sistema utilizado pelas agremiações partidárias para comunicar ao TSE seus representantes nas disputas eleitorais, que gerou uma determinada identificação, por meio de código de barras, e a apresentou certo conflito no ato do registro no cartório eleitoral.
 
Entretanto, o processo, apesar do candidato revelar que já possuía o CNPJ para a campanha e sua legenda cedida pelo PSDC, teve de ser refeito, e dessa forma ele conseguiu viabilizar a sua candidatura. A reportagem também obteve a informação de que a sigla teria ciência do fato e tampouco comunicou seu representante. O GuarulhosWeb tentou contato com o presidente do PSDC de Guarulhos, Ézio Balbino, por telefone, para esclarecer o fato, mas não atendeu a nossa ligação.
 
Em consulta ao site e também ao aplicativo Candidaturas 2016 do TSE, é possível identificar o registro do vereador Alexandre Dentista e sua legenda, além de sua declaração de bens que estão avaliados em pouco mais de R$ 1 milhão. O número de candidatos que até esta terça-feira era de 1174 passou a ser 1181. Ou seja, mesmo com o acréscimo a disputa ou concorrência por uma cadeira no Legislativo se mantém em 35 candidatos por vaga.
 
“Meu nome já está na lista agora. Foi na hora de registrar e o código de barras não bateu. Quando preenche o Candex você precisa protocolar no cartório e também bater o código de barras e isso não aconteceu no ato da leitura. Então, não houve registro. Fizemos tudo novamente e resolvemos esta situação”, explicou o vereador Alexandre Dentista.

Posso ajudar?