O número de assinantes de TV paga no Brasil chegou a 19,81 milhões em novembro, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, 12, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Isso significa que, a cada cem domicílios brasileiros, 30,20 possuem o serviço.
A tecnologia via satélite continua liderando o mercado, com 12,276 milhões de assinantes, ou 61,96% do total de usuários do serviço. Em segundo lugar, está a modalidade a cabo, com 7,430 milhões de clientes, ou 37,51% do total. As demais formas pelas quais o serviço é oferecido têm pouco mais de 100 mil assinantes, apenas.
O Grupo Telmex – que controla Claro, NET e Embratel – ampliou sua liderança em novembro, passando de 10,423 milhões para 10,501 milhões de clientes. Já o Grupo Sky/Directv perdeu usuários no mês, caindo de 5,653 milhões para 5,643 milhões.
Em terceiro lugar, a Oi contava com 1,204 milhão de assinantes em novembro. Já a GVT contava com 870,9 mil clientes e a Telefônica, com 759,9 mil. Juntas, Telefônica e GVT ocupariam a terceira posição do mercado em novembro, com 1,630 milhão de usuários.