O prefeito Guti anunciou, em transmissão ao vivo realizada na noite desta quarta-feira, 12/6, que não vai esperar até os dias 15 e 22, datas previstas pelo Estado e pela própria administração municipal para flexibilizar a quarentena em Guarulhos, que deve ter algumas atividades econômicas reabertas já nesta sexta-feira, 12, data que marca o Dia dos Namorados. Nesta quinta-feira, 11, ele deve retificar o decreto anterior.
Para acompanhar a maior quantidade de pessoas nas ruas, no entanto, o prefeito enfatizou que está em negociação com as empresas de ônibus para aumentar o número de veículos disponíveis nas ruas.
Atividades como lavanderias, perfumarias e floriculturas tiveram o retorno antecipado, com regras, pela administração, bem como os demais serviços e comércios com volta agendada para o dia 15 estão liberados. Confira quais.
Os shoppings poderão voltar a funcionar 10 dias antes do previsto, obedecendo as regras impostas pela Prefeitura, já antecipadas pelo GuarulhosWeb. Por exemplo, os estabelecimentos funcionarão com capacidade e horários reduzidos, entre outras condições. Leia todas.
Os demais comércios e serviços com retorno previsto no dia 22 também retornarão antes, na sexta-feira, com limitação de seis horas de funcionamento. Veja quais são eles.
“Os números começam a permitir isso. A cidade tem feito um esforço enorme e o resultado tem sido mais exitoso do que a gente esperava. Quanto mais leito, a probabilidade é de cair o número de leitos de UTI”, afirmou Guti.
“Como recebemos 20 respiradores do governo Federal e 10 do estadual, vamos montar 10 leitos de UTI no HMU e, com isso, teremos índices abaixo de 75% já na sexta-feira, possibilitando a retomada”, completou.
Além dos equipamentos conquistados com as administrações públicas, o prefeito garantiu, ao todo, seis leitos de UTI alugados no Hospital Bom Clima, quatro no Stella Maris, 10 em funcionamento no 3CGru e a expectativa de contratar 12 no Carlos Chagas, totalizando 32 até o final da semana.
“Isso é uma retomada econômica consciente. Mas, só saia se você tiver que fazer algo crucial na rua e sempre usando máscaras”, concluiu o prefeito.
Na última semana, Guti anunciou a flexibilização da quarentena no município a partir do dia 15. Nesta quarta-feira, a reportagem mostrou que, em coletiva de imprensa, o governador João Doria incluiu a cidade e toda Região Metropolitana na faixa laranja do Plano São Paulo na mesma data anteriormente agendada pelo prefeito de Guarulhos.