Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de Imagens: Danilo Sanches
Na briga pela preferência dos consumidores, que curtem as picapes médias que cresceram e se aproximaram das grandes, a Nissan Frontier sempre correu por fora numa disputa que sempre teve Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200 e Toyota Hilux como opções interessantes. Mas a franco-nipônica tem atributos de sobra para conquistar sua preferência.
O Carro Express avaliou durante uma semana a versão XE que, fica pouco abaixo da top de linha Platinum, mas oferece muita coisa para agradar tanto em motorização como acabamento. O motor biturbo diesel, que gera 190 cavalos de potência e gera um desempenho para lá de satisfatório em diferentes condições.
Na estada, onde a Frontier se destaca, é pisar e pisar. O câmbio automático de sete velocidades facilita demais a condução, reduzindo e avançando conforme a necessidade, a partir do pé do condutor. Numa subida de serra, por exemplo, apesar da aclividade e sequências de curvas, zero de perrengues, garantindo uma viagem segura e sem sobressaltos.
No visual, a Frontier recebeu uma renovação no ano passado que a deixou bem mais atraente, destacando sua robustez, com linhas arredondadas e sobressalentes. A grade dianteira, mais chamativa com o logo atual da Nissan, combina bem com os faróis full-LED, novos para-choques e lanternas redesenhadas.
Por dentro, a Frontier XE também se destaca pelo número de equipamentos de conforto e tecnológicos incorporados no modelo. Ar condicionado dualzone com novos controles e painel de instrumentos de 7 polegadas possibilitam ótima visualização e fácil operação. Para conectar o smartphone ou carrega-lo, os cabos ainda são necessários.
A posição de dirigir é muito boa, com bancos de controle elétrico, o que facilita os ajustes de profundidade e altura. O volante multifuncional oferece equipamentos bem à mão. Os demais ocupantes também ficam bem acomodados, com bom espaço para quem vai no banco de trás, com saída de ar e sem aquele pula-pula, que era comum nas picapes até algum tempo atrás.
A caçamba recebe capota marítima de controle elétrico de abertura. Tem ótimo espaço para muita bagagem e para carregar volumes maiores.
– piloto automático,
– direção hidráulica,
– painel de instrumentos com tela central de 7 polegadas,
– volante multifuncional com ajuste de altura,
– vidros elétricos, tomadas 12V (3),
– entrada USB-A (3), entrada USB-C (1), entrada auxiliar,
– faróis com máscara negra,
– para-choque frontal na cor do veículo,
– retrovisores elétricos,
– 6 airbags,
-controle de tração e estabilidade,
controle de descida,
– luzes diurnas,
– freios ABS com EBD e assistente de frenagem,
-auxílio de partida em rampas
– multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay,
-painel TFT de 7 polegadas,
-câmera de ré,
santantônio,
-4 alto-falantes,
– barra no teto,
– estribo,
– ar-condicionado dual zone,
– sensor de chuva,
– bancos em couro,
– chave presencial,
– sensor de estacionamento,
– luzes em LED
– rodas de liga leve aro 18