Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Hyundai HB20 Platinum Plus, um compacto que oferece mais

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de Imagens Danilo Sanches

Depois de passar um tempo meio que de mal com o consumidor, o Hyundai HB20 volta a ocupar importantes espaços no mercado. Na versão mais top do compacto, equipado com motor 1.0 turbo e câmbio automático, tirando o preço, ele tem tudo para agradar. Avaliado durante uma semana pelo Carro Express, o hatch Platinum Plus demonstrou diversas qualidades, que passam por uma série de equipamentos de conforto e tecnológicos muito interessantes.


Mas isso tem um preço que pode parecer pesado para um carro com motor 1.0. Tudo bem que se trata de um turbo, que gera 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque, conta com start-stop, sistema que desliga nas paradas em semáforo ou tráfego. O câmbio é um bom automático de 6 marchas. Sai por cerca de R$ 120 mil. Meio caro, mas que se justifica pelo que oferece, já que está longe de ser um modelo básico de entrada.

O motor é mais do que eficiente para o que se propõe. Os 120 cavalos dão conta de uma direção rápida e precisa em estradas, quando se busca velocidades maiores. E na cidade, no para e anda do trânsito, demonstra bastante capacidade para manobras ligeiras e retomadas, além de não ser um beberrão.

No visual, depois de um modelo bastante polêmico apresentado em 2019 que não agradou muito o mercado, o HB20 recebeu nova repaginação no ano passado para corrigir possíveis excessos e trazer de volta ao prumo. E deu certo. Com linhas mais retas e uma traseira bem resolvida, agrada. Nos faróis, máscara negra e projetor, mas sem iluminação em LEDs além das luzes diurnas. As setas estão no para-choque, próximas aos faróis de neblina em projetores.

Na lateral, as rodas de 16″ pretas e diamantadas saltam aos olhos. Na traseira, lanternas em LEDs, finas e interligadas por uma barra que não se acende por completo. Ou seja, ótima solução para substituir as polêmicas lanternas “bumerangue”, não muito aceitas pelo consumidor.

O espaço interno é bastante bom. Mas o porta-malas merece um destaque especial por se tratar de um hatch compacto. São 300 litros de capacidade, ou seja, maior que a encontrada na concorrência. Conta com sistema multimídia com tela de 8″ e espelhamento sem fios pelo Apple CarPlay e Android Auto, o que facilita muito para o motorista. Os bancos mesclam couro com tecido, assim como o acabamento das portas e volante.

Para completar, o HB20 Platinum Plus tem atrás no volante um cluster com tela de 4,2″ acompanhada por dois mostradores digitais para velocidade e rotação, além dos mostradores de nível de combustível e temperatura do motor. E, para ajudar na condução, assistente de faixas, alerta de colisão com frenagem automática mais inteligente, percebendo também pedestres e ciclistas., alerta de ponto-cego, o Saída Segura, que alerta o motorista ou ocupantes sobre outro veículo se aproximando ao abrir a porta, alerta de objetos no banco traseiro, detector de fadiga, farol-alto adaptativo e monitoramento de pressão dos pneus.

Posso ajudar?