Desde 1995, quando a Chevrolet lançou S10, a picape média se tornou líder absoluta em vendas do segmento. Um dos motivos é a constante inovação, aplicada em várias versões apresentadas nestes quase 20 anos. Desta vez, a S10 recebe o primeiro motor flex equipado com injeção direta de combustível, o 2.5 Ecotec, que gera até 206 cavalos e 27,3 kgfm de torque quando abastecido com etanol. A potência é recorde para um modelo da categoria, superando até mesmo rivais V6.
O GuarulhosWeb foi conhecer o modelo durante o lançamento ocorrido na divisa entre o Brasil e Argentina, nas cidades de Foz do Iguaçu e Porto Iguazu. Durante o rápido contato com o modelo com motor 2.5 foi possível perceber que a S10 ficou mais forte ainda. Em diferentes situações, ótimo desempenho e baixíssimo ruído, uma das principais vantagens apresentadas.
O novo motor Chevrolet substitui nas versões intermediária (LT) e de luxo (LTZ) o 2.4 Flexpower, de 147 cv de potência, que permanecerá apenas na versão de entrada (LS), que não sofre mudanças. A S10 mantém ainda a opção 2.8 Turbodiesel, que, no ano passado, teve a potência aumentada para 200 cv após atualizações mecânicas.
Identificado pela sigla SIDI (Spark Ignition Direct Injection) na tampa traseira, o propulsor 2.5 Ecotec estreia com transmissão manual de seis marchas e opção de tração 4×4 com reduzida de acionamento eletrônico e controle eletrônico de estabilidade, itens até então exclusivos da versão a diesel.
Outra importante evolução do carro foi o trabalho de recalibração da suspensão dianteira e traseira, com o intuito de deixar o conjunto mais rígido, e a direção, mais direta –perfeito para o consumidor que procura um utilitário versátil para o uso urbano e também confortável em pisos irregulares.
O interior da S10 também passou por melhorias significativas, com reforços no isolamento acústico da cabine, adoção de novos materiais de acabamento no painel e equipamentos de série adicionais, dependendo da versão.
Com isso, a picape Chevrolet amplia ainda seu leque de configurações na linha 2015. Afinal são duas opções de carroceria (simples e dupla), duas de tração (4×2 e 4×4), três de transmissão (manual de 5 ou de 6 e automática de 6 marchas), três de acabamento (LS, LT e LTZ) e três de motorização (2.4 flex, 2.5 flex SIDI e 2.8 Turbodiesel), totalizando 14 pacotes.
Tração 4×4 e transmissão de 6 marchas
Além do novo motor, as versões intermediárias (LT) e topo de linha (LTZ) da S10 flex recebem uma transmissão com uma marcha extra. A sexta marcha possibilita um melhor escalonamento da transmissão, reduzindo, com isso, o consumo de combustível e os níveis de ruído, vibração e aspereza, principalmente em percursos rodoviários.
Outra novidade é a opção de tração 4×4, disponível até então apenas nas configurações a diesel. O equipamento oferece estabilidade e dirigibilidade mesmo em pisos de pouca aderência ou acidentados. Com a reduzida ativada é possível carregar e rebocar grandes cargas com maior facilidade.
O sistema é acionado por um seletor eletrônico posicionado no console central, que elimina a necessidade de alavancas e não possibilita o engate incorreto.
Conforto e sofisticação
A S10 passou também por evoluções dinâmicas. A picape da Chevrolet teve a suspensão dianteira e traseira recalibrada com o intuito de deixar o conjunto mais rígido, e a direção, mais direta. Uma das mudanças promovidas estão nas buchas, que passaram a ter maior rigidez. O resultado é um veículo mais estável em trechos urbanos e ainda confortável em pisos irregulares.
Essa sensação de requinte também é notada pelo silêncio na cabine, que recebeu um novo pacote de isolamento acústico.
Nas versões LTZ, tanto as do modelo flex como as do modelo a diesel, o painel passa a vir com uma nova textura, mais suave ao toque, além de moldura central do painel e das portas e do volante em material preto brilhante, realçando os elementos cromados. O descansa braço passou a receber acabamento em couro na cor cinza com pespontado.
A lista de equipamento de série da versão LTZ também cresceu. Destaque para o Assistente de Partida em Rampas (Hill Start Assist), que não permite que o veículo recue em saídas íngremes, e o Assistente de Descida (Hill Descend Control), que controla a velocidade em descidas íngremes sem a necessidade de intervenção do motorista, proporcionando maior segurança.
Completa a relação os controles eletrônicos de tração e de estabilidade (TC e ECS) e o controle de balanço de reboque (TSC), que aciona automaticamente os freios e reduz o torque do motor, caso seja detectado alteração da trajetória do trailer, por exemplo.
S10 para todos os gostos
Com 14 diferentes combinações, a picape da Chevrolet atende aos mais variados propósitos. Mesmo na versão de entrada LS cabine simples, com 1.031 kg de capacidade de carga e foco no trabalho, o motorista conta com itens como ar-condicionado, computador de bordo, freios ABS e airbag duplo. Esse acabamento também está disponível com cabine dupla, nas configurações 2.4 flex ou 2.8 Turbodiesel, com tração 4×2 e 4×4.
Já a versão intermediária LT aparece apenas com carroceria de cabine dupla e transmissão de seis marchas (manual ou automática). Os propulsores são o novo 2.5 ECOTEC flex e 2.8 Turbodiesel, ambos com opção de tração 4×2 ou 4×4. Conjunto elétrico de travas e vidros, piloto automático, sistema multimídia Chevrolet MyLink, coluna de direção regulável em altura e rodas de liga leve são itens adicionais de série.
Com as mesmas configurações mecânicas, a versão LTZ surpreende pela sofisticação. Soma ainda faróis tipo projetor, lanterna de LED, rodas aro 17, sensor de estacionamento, navegador por GPS, bancos em couro, volante multifuncional, rack de teto, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em aclives e controle de velocidade de declives, entre outros.
Veja as configurações:
Cabine Simples
Acabamento
|
Motor
|
Tração
|
Transmissão
|
LS
|
2.4 Flexpower – Flex – R$ 69,8 mil
|
4×2
|
Manual 5 Velocidades
|
LS
|
2.8 CTDI – Diesel – R$ 98,3 mil
|
4×4
|
Manual 6 Velocidades
|
Cabine Dupla
Acabamento
|
Motor
|
Tração
|
Transmissão
|
LS
|
2.4 Flexpower – Flex – R$ 78,2 mil
|
4×2
|
Manual 5 Velocidades
|
LS
|
2.8 CTDI – Diesel – R$ 108,3 mil
|
4×4
|
Manual 6 Velocidades
|
LT
|
2.5 ECOTEC SIDI – Flex – R$ 86,4 mil
|
4×2
|
Manual 6 Velocidades
|
LT
|
2.8 CTDI – Diesel – R$ 111,5 mil
|
4×2
|
Manual 6 Velocidades
|
LT
|
2.8 CTDI – Diesel – R$ 115 mil
|
4×2
|
Automática 6 Velocidades
|
LT
|
2.5 ECOTEC SIDI – Flex – R$ 92,4 mil
|
4×4
|
Manual 6 Velocidades
|
LT
|
2.8 CTDI – Diesel – R$ 121,8 mil
|
4×4
|
Manual 6 Velocidades
|
LT
|
2.8 CTDI – Diesel – R$ 124,9 mil
|
4×4
|
Automática 6 Velocidades
|
LTZ
|
2.5 ECOTEC SIDI – Flex – R$ 97,7 mil
|
4×2
|
Manual 6 Velocidades
|
LTZ
|
2.8 CTDI – Diesel – R$ 131 mil
|
4×2
|
Automática 6 Velocidades
|
LTZ
|
2.5 ECOTEC SIDI – Flex – R$ 103,7 mil
|
4×4
|
Manual 6 Velocidades
|
LTZ
|
2.8 CTDI – Diesel – R$ 142,4 mil
|
4×4
|
Automática 6 Velocidades
|
|