O bicampeão mundial de customização e ex-piloto de F1, Tarso Marques, em parceria com Tony Marx, diretor da Chimpa, tradicional marca de acessórios automotivos, lançam a primeira motocicleta de baixa cilindrada totalmente customizada do mercado brasileiro. Trata-se da nova Chimpa|TMC, projeto inédito e diferenciado, com inspiração em estilos mundialmente consagrados, como o Cafe Racer e Scrambler.
O novo modelo chega com o objetivo básico de democratizar a cultura da customização, tornando-a acessível principalmente aos consumidores das faixas de maior volume do mercado de duas rodas. A ideia é oferecer um produto de qualidade superior, exclusivo e personalizado, diferenciais antes encontrados apenas no segmento de alta cilindrada. Desenvolvida com base em pesquisas realizadas junto ao mercado, a Chimpa|TMC é uma opção de grande personalidade, com preço acessível e design exclusivo, que usará como base motocicletas novas, com cilindrada entre 125 e 150 cm³.
“Nos últimos anos, após customizar motocicletas de alta cilindrada e veículos Premium, percebi que havia um mercado potencial formado basicamente por consumidores que sonhavam em adquirir uma moto customizada de baixa cilindrada. A parceria com a Chimpa tornou isso possível e o resultado final acabou superando todas as expectativas”, explica Tarso Marques. “Ao adquirir uma Chimpa|TMC, o consumidor compra mais do que uma motocicleta: incorpora um conceito, um verdadeiro estilo de vida”.
A partir do próximo ano, uma das principais metas da Chimpa|TMC é assegurar a possibilidade de o cliente adquirir partes isoladas do kit, para que ele próprio faça, aos poucos, a própria customização de sua motocicleta. “Em breve, será possível comprar apenas a rabeta, o banco ou até uma pequena carenagem, itens que deverão ser comercializados nas grandes redes de lojas especializadas”, comenta Tony Marx, idealizador do projeto.
Financiamento e seguro mais acessíveis
A Chimpa|TMC já iniciou entendimentos com instituições financeiras para a criação de produtos específicos com a finalidade de atender o público de motocicletas customizadas. “Poderemos ter financiamentos CDC com taxas bem diferenciadas em relação ao mercado”, afirma Marx. “As pesquisas realizadas por empresas da área apontaram um maior poder aquisitivo desse comprador. Isto vai demandar menor risco de inadimplência e, como consequência, possibilitar juros e taxas mais acessíveis”.
Paralelamente, as grandes seguradoras também demostraram grande interesse na motocicleta customizada, produto com baixo índice histórico de ocorrências. E os primeiro resultados já começam a aparecer. A Porto Seguro, por exemplo, maior empresa do setor, criou e já comercializa produtos exclusivos para os modelos Cafe Racer e Scramblers da Chimpa|TMC, baseada no perfil do interessado. No entanto, as negociações continuam em andamento e, em breve, mais seguradoras devem aderir ao novo negócio e também apresentar apólices com custos diferenciados.
Mais uma possibilidade é adquirir o modelo customizado com a Chimpa|TMC, por intermédio de cartão de crédito. “O cliente poderá pagar em até 24 parcelas mensais, com total facilidade e sem burocracia”, diz Marx. “A principal vantagem deste sistema é que a motocicleta não fica com alienação fiduciária e poderá ser vendida a qualquer momento”.
Acreditando no mercado
A previsão inicial de vendas da Chimpa|TMC é comercializar até o final deste ano cerca de 100 motocicletas customizadas, entre modelos de 125 e 150cm³. “O mercado potencial para este tipo de produto é muito grande e vamos apostar nisso”, ressalta Tarso Marques. A partir do próximo ano, o objetivo da empresa é chegar a 100 unidades mensais. “No segundo semestre de 2015, deveremos começar a customizar modelos maiores, ampliando nossa atuação à faixa de cilindrada para motocicletas de até 300 cm³”.
Os modelos customizados serão comercializados diretamente pela Chimpa|TMC e poderão também ser encontrados em lojas multimarcas, além das concessionárias Honda Japauto, presentes na maioria das regiões da Grande São Paulo. Porém, os planos da empresa são bem mais audaciosos. “Pretendemos ampliar a distribuição das motocicletas customizadas a todo território nacional”, conta Marx. “Estamos em processo de credenciamento de novos revendedores. Quem tiver interesse em representar nossas motos, é só contatar-nos”, finaliza.
Serão três opções de estilos para o modelo customizado Cafe Racer, todas inspiradas em pinturas clássicas do esporte a motor.
O início de vendas é imediato e os preços públicos sugeridos referem-se a motocicletas zero quilômetro, ano 2014/modelo 2014:
estilo Cafe Racer R$ 9.990,00 (125 cm³) e R$ 14.900,00 (150 cm³);
estilo Scrambler (disponíveis apenas em modelos de 150 cm³), R$ 15.900,00, preços base estado de São Paulo, sem frete e seguro incluídos.