Para a Peugeot, o 3008 reúne em um só carro o dinamismo do hatchback, o espaço inteligente do monovolume e a robustez do utilitário esportivo. O jornal Ótimo avaliou um modelo 2014 do crossover francês, que recebeu uma nova paginação neste ano, mantendo o que ele tem de melhor: o motor 1.6 16V THP (Turbo High Pressure) de 165 CV, um dos mais eficientes disponíveis no mercado brasileiro atualmente.
Durante uma semana, em mais de 600 quilômetros rodados, o 3008 se apresenta como um carro diferente justamente por cumprir o que a Peugeot promete, unindo o que três diferentes categorias oferecem de melhor em um só. Tem o estilo de um hatch, o espaço e funcionalidade de um monovolume e, ao mesmo tempo, se apresenta como um SUV. O resultado não poderia ser outro que um carro família, que leva cinco adultos com bom nível de conforto, além de ser ágil nas mais diferentes condições, tanto na cidade como na estrada.
Para o motorista, a situação é excepcional. Além de ficar numa situação privilegiada devido a altura, o que amplia o raio de visão, a Peugeot informa que desenvolveu o banco como se fosse um “cockpit de avião”. A posição foi concebido em torno do motorista, que encontra um painel de instrumentos de acabamento cuidadoso, formado por mostradores com números brancos e agulhas vermelhas, sob um fundo negro.
Para os demais, destaque para o ambiente iluminado pela grande área envidraçada que integra 1,70 m² do para-brisa com o teto panorâmico de vidro, de 1,60 m². Ou seja, a superfície envidraçada total para 5,34 m². Para completar, materiais de qualidade, tanto visuais como táteis, presentes, por exemplo, no revestimento texturizado do painel e nos detalhes cromados brilhantes e foscos.
O console central surge na continuidade visual do painel de instrumentos e continua até encontrar a alavanca da caixa automática de velocidades. O largo console separa os bancos da frente e funciona como apoio central de braços. Nele, o condutor também encontra as funções de climatização do veículo, sistema de áudio, seletores de ajuste do Head Up Display e do Freio Elétrico de Estacionamento.
Modelo adota nova identidade da marca
O novo 3008 teve a frente redesenhada. A grade e o farol de neblina são delineados por peças cromadas, ressaltando a robustez do modelo. Dois filetes cromados reforçam a entrada de.
Os faróis são cercados por uma área cromada e luzes diurnas em LED ressaltam a personalidade tecnológica do novo 3008.
Os toques de cromo sobre a guarnição superior da janela, capas dos retrovisores externos, frisos das longarinas e em inox dos para-choques dianteiro e traseiro demonstram um alto nível de qualidade.
A parte traseira mantém as linhas sinuosas do conjunto. A lanterna traz novas luzes em LED em tom escuro marcada por três “garras” que sugerem um efeito em 3D. Conta ainda com rodas diamantadas de 17 polegadas com design exclusivo, que realçam a vocação aventureira do crossover,
Soluções tecnológicas
· Head Up Display – As informações essenciais à condução, como a velocidade e o regulador / limitador de velocidade são projetadas numa lâmina translúcida colorida no raio de visão do motorista.
· Freio Elétrico de Estacionamento – A partir do momento do arranque, o freio de mão libera-se automaticamente.
· Hill Assist – Assistência ao Arranque em Rampa
· Climatização Inteligente – O ar-condicionado automático digital bi-zone permite aos passageiros ajustar a climatização do habitáculo de forma independente tanto do lado esquerdo quanto no direito do veículo.
· Multimídia WIP NAV RT6 – O sistema de áudio com USBBox permite a conexão de tocador de CD com MP3 aliado às funções Bluetooth e conjunto “mãos livres” para telefone celular.
Motor 1.6 16V Turbo High Pressure de 165 CV
Equipado com motor 1.6 16V Turbo High Pressure, desenvolvido em cooperação com a BMW, dá ao 3008 a força necessária para garantir agilidade e eficiência no pé. São 165 CV de potência a 6.000 rpm, que permitem força e segurança em ultrapassagens e retomadas de velocidade.
Na cidade, no anda e para do trânsito urbano, porém, ele se mostra um pouco beberrão. Faz uma média em torno de 8 km/l de gasolina. Mas quando vai para a estrada, numa velocidade de cruzeiro média de 120 km/h, chega quase na casa dos 14 km/l.
O veículo dispõe de uma caixa automática sequencial de seis velocidades. Trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela permite uma rápida e suave troca de marchas, contribuindo em boa parte ao grande prazer de condução proporcionado pelo modelo.
Um veículo multiuso
Os passageiros do novo 3008 têm a disposição espaços de arrumação que totalizam cerca de 50 litros de volume útil.
À frente:
· Um grande volume refrigerado disponível no console central, sob o apoio de braços dianteiro, permite alojar uma garrafa de 1,5 litro, CDs ou demais objetos, graças a sua capacidade de 13,5 litros;
· O porta-luvas disponibiliza ao passageiro um volume de quatro litros;
· Um espaço fechado situado abaixo do volante, integrando o Manual do Proprietário, oferece um volume de 3,7 litros;
· Dois grandes compartimentos rígidos nas portas com sete litros cada;
· Dois porta-copos no console central;
· Uma rede de retenção de objetos no lado direito do console central, à disposição do passageiro da frente.
Na traseira:
· Duas tampas dão acesso a espaços de 3,8 litros à direita e 3,3 litros à esquerda, sob os pés dos passageiros de trás;
· Porta-revistas atrás dos encostos dos bancos da frente;
· Duas bolsas rígidas nas portas, cada uma com 2,5 litros.
O interior do veículo apresenta ainda:
· Três tomadas de 12V (à frente do console central, na parte posterior dela para os passageiros da segunda fileira de bancos e no bagageiro);
· Os passageiros traseiros se beneficiam de um apoio de braços central que dá acesso ao porta-malas
· O porta-malas tem capacidade de 512 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, atinge o volume de 1.604 litros.
Versão única
· Direção eletro-hidráulica com volante regulável em altura e profundidade;
· Modularidade de bancos;
· Vidros elétricos “one touch” com sistema anti-esmagamento em todas as portas;
· Ajuste dos retrovisores elétricos;
· Bancos esportivos revestidos em couro e tecido Mistral (tom preto) para os veículos na cor de carroceria Branco Nacré (perolizada) e Cinza Alumínio, e tecido Guerande (tom cinza claro) para os veículos de cor de carroceria Preto Perla Nera;
· Piloto automático com Regulador e Limitador de Velocidade.
Preço – R$ 99.990,00