Economia

ACSP: vendas a prazo crescem 4,5% na 1ª quinzena do mês

As vendas a crédito no varejo paulistano cresceram 4,5% nos primeiros 15 dias de novembro ante o mesmo período de 2013, informou nesta terça-feira, 18, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Já as vendas à vista caíram 1,4%. Na comparação mensal, porém, ambas as formas de venda (a prazo e à vista) apresentaram quedas em relação ao mesmo período de outubro deste ano: 9,2% e 13,3%, respectivamente. O motivo desses recuos, na avaliação da entidade, foram as vendas do Dia da Criança na primeira quinzena de outubro.

O Indicador de Registro de Inadimplentes (IRI) apresentou queda de 3% em relação ao mesmo período do ano passado, refletindo a cautela do consumidor ao longo de 2014. Entretanto, foi registrada alta de 6,6% ante a primeira metade de outubro.

O Indicador de Recuperação de Crédito (IRC), que aponta os cancelamentos de dívidas, registrou queda de 2,9% ante 2013 e recuo de 2,2% ante a primeira quinzena de outubro. Os dados do balanço de vendas da ACSP são calculados a partir de amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.