A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 19, um reajuste de 12,97% nas tarifas da Companhia Energética do Ceará (Coelce). Para consumidores conectados em alta tensão, o aumento será de 11,51%, e para a baixa tensão, 13,64%. As novas tarifas vigoram a partir de 22 de abril. A empresa atende a 3,4 milhões de consumidores no Rio Grande do Norte.
A Aneel também aprovou um reajuste de 10,72% nas tarifas da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Para consumidores conectados em alta tensão, o aumento será de 10,64%, e para a baixa tensão, 10,76%. Essas novas tarifas também vigoram a partir de 22 de abril. A empresa atende 5,7 milhões de consumidores na Bahia.
Tocantins
A agência propôs ainda um aumento médio de 16,36% nas tarifas da Energisa Tocantins. Para consumidores conectados à alta tensão, o aumento seria de 14,10%, e para a baixa tensão, de 17,15%. A empresa atende a 556 mil unidades consumidoras no Tocantins.
O reajuste diz respeito à quarta revisão tarifária da companhia, processo feito de quatro em quatro anos que tem como objetivo garantir o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão.
O processo ficará aberto em audiência pública entre os dias 20 de abril e 19 de maio. Não haverá audiência pública presencial em Palmas (TO) devido ao corte no orçamento da Aneel. Se aprovadas, as novas tarifas entram em vigor a partir de 4 de julho.