Política

Desaprovação do presidente Lula chega perto de 70% em São Paulo, mostra Quaest

Um dia depois que o que CNT/MDA mostrou recorde da desaprovação do presidente Lula (PT), a pesquisa Genial/Quaest revela que o governo enfrenta alta desaprovação no estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do país. 69% dos entrevistados desaprovam a gestão do petista, enquanto 29% aprovam.

A avaliação negativa do governo também se reflete no índice de percepção geral: 55% dos paulistas classificam o trabalho de Lula como negativo, enquanto 16% avaliam como positivo e 27% como regular.

Mas não é só em São Paulo que Lula é reprovado. A pesquisa foi realizada em oito estados que representam 62% da população brasileira. Bahia, Pernambuco, Goiás, São Paulo, Rio de JaneiMinas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

A desaprovação de Lula superou numericamente a aprovação em Pernambuco e na Bahia pela primeira vez. Os estados são considerados redutos do PT e deram a maioria dos votos ao presidente em 2022. Nas outras seis unidades da federação onde o levantamento foi realizado, a desaprovação ultrapassou os 60%.

O índice de aprovação do petista entre eleitores baianos e pernambucanos caiu mais de 15 pontos percentuais. Apesar disso, Lula é o favorito entre todos os possíveis candidatos nos dois estados se a eleição fosse hoje, segundo a Quaest.

A pesquisa também indicou um pessimismo em relação à economia. Para 62% dos paulistas, a economia do Brasil piorou nos últimos 12 meses, enquanto apenas 9% acreditam que houve melhora. Além disso, 95% dos entrevistados afirmaram que os preços dos alimentos subiram no último mês.

A maioria dos paulistas também avalia que o Brasil está indo na direção errada, 67% dos entrevistados. Para 85%, o govero governo Lula deve fazer um governo diferente nos próximos dois anos do que realizou nos primeiros anos de gestão.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro, com 1.644 entrevistados em São Paulo. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Posso ajudar?