O Ministério da Fazenda e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinaram nesta segunda-feira, 14, um termo de cooperação técnica para aproximar o governo brasileiro de investidores nacionais e estrangeiros de infraestrutura.
O acordo, de US$ 300 mil, prevê o desenvolvimento de uma área para projetos brasileiros na plataforma Global Vip Infrastructure Platform (Gvip), uma rede social global de infraestrutura. “Com isso, os desenvolvedores dos projetos brasileiros nos níveis federal, estadual e municipal poderão apresentar seus projetos a uma rede de especialistas, investidores potenciais e patrocinadores de projetos na área de concessão de infraestrutura”, informou a Fazenda, em nota. A cooperação também prevê a elaboração de estudos e análises sobre o mercado de infraestrutura brasileiro.
Em abril, a Fazenda assinou outro acordo de cooperação técnica com o BID de US$ 1,5 milhão para a elaboração de estudos para ampliar a participação de investidores nacionais e internacionais no financiamento dos projetos. De acordo com a Fazenda, nos próximos meses, o governo brasileiro deverá submeter proposta de cooperação técnica ao Global Infrastructure Facility (GIF) para mobilizar recursos para financiar o aperfeiçoamento de projetos de infraestrutura e aumentar a exposição internacional do programa de concessões brasileiro.