Economia

Ibovespa sobe apesar de rebaixamento e de medo de saída de Levy

A Bovespa conseguiu se salvar da tempestade no fim do dia. Mesmo com os receios de saída de Joaquim Levy do Ministério da Fazenda e após a Fitch cortar a nota de crédito e, com isso, retirar o grau de investimento do Brasil, a bolsa brasileira conseguiu encerrar a jornada desta quarta-feira, 16, em alta. O evento mais aguardado nos últimos meses, a alta de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco centrar americano), acabou ficando em segundo plano.

A bolsa brasileira terminou em alta de 0,32%, aos 45.015,84 pontos. Na mínima, marcou 44.095 pontos (-1,73%) e, na máxima, 45.099 pontos (+0,50%). No mês, cai 0,23% e, no ano, 9,98%. O giro financeiro totalizou R$ 22,412 bilhões, engordado pelo vencimento de Ibovespa futuro e opções de Ibovespa.

Pela manhã, pesava nos negócios a notícia de que o governo defenderia no Congresso uma meta fiscal de 0,5% do PIB em 2016 – abaixo do 0,7% pretendido por Levy. Os receios de que o ministro, ao ser derrotado nesta questão, possa deixar a Fazenda penalizavam a bolsa.

O cenário piorou quando a Fitch, no início da tarde, cortou o rating do Brasil de BBB- para BB+, com perspectiva negativa, sacramentando a perda do grau de investimento. Foi a segunda agência internacional de risco, entre as três principais, a tirar o selo de bom pagador do País. Com isso, muitos fundos internacionais ficam impedidos, tecnicamente, de manter investimentos em ativos brasileiros, como ações. No fim da tarde, foi a vez de o Fed anunciar a aguardada alta de juros nos EUA, para a faixa entre 0,25% e 0,50%.

Após marcar mínimas com a Fitch, a Bovespa começou a devolver a queda até virar para o positivo, batendo máximas durante a tarde. As explicações dos profissionais variaram. No geral, a leitura mais recorrente era de que o rebaixamento do País já estava precificado, com algumas nuances em cada avaliação. Para alguns profissionais, o rebaixamento pode pressionar o Congresso a aprovar medidas importantes para o ajuste fiscal, o que acabou por favorecer a bolsa.

Posso ajudar?