Opinião

Pesquisas confirmam favoritismo de Almeida

Faltando menos de 40 dias para as eleições municipais, a pesquisa divulgada nesta edição do Guarulhos HOJE, contratada junto ao instituto DataLivre, registrada sob o número SP-00544/2012, revela ampla vantagem do prefeito Sebastião Almeida (PT), candidato à reeleição, frente a seus principais concorrentes. É a maior vantagem entre as três pesquisas já divulgadas por este e por outro jornal da cidade, o que sugere uma vitória já no primeiro turno. Vale ressaltar que pesquisas de intenção de votos são um retrato de um momento.


Almeida tem a seu favor a grande exposição junto à mídia nestes três anos e oito meses de gestão. Por estar à frente da máquina administrativa, acaba sendo natural que esteja mais presente na memória do eleitor. Esta pesquisa foi realizada após o início da campanha eleitoral nas rádios, único meio de massa que oferece espaço para os candidatos de Guarulhos, já que a cidade não dispõe de emissoras de televisão locais. Como o petista tem um espaço bem maior que os concorrentes, já que tem a sua volta 16 partidos, ganha em tempo de exposição, o que – em tese – soa a seu favor tanto na campanha como para os resultados da pesquisa.


De outra parte, os candidatos da Oposição até o momento, salve algumas atitudes isoladas, não colocaram suas campanhas na rua de fato. Há apenas visitas a bairros, entidades e igrejas, em um corpo-a-corpo quase insano num município de grande dimensão territorial e população que beira os 1,3 milhão de habitantes.


Também há que se ressaltar que a pesquisa foi realizada após o primeiro debate entre os candidatos na Band, em São Paulo, quando os primeiros ataques mútuos começaram, suscitando inclusive a distribuição de panfletos contra um e outro nome, o que – de certa forma – pode já estar influenciando na decisão dos eleitores entrevistados.


Em todo caso, os números – mais que uma tendência do momento – servem também para que as campanhas dos sete candidatos possam buscar pistas de onde devem atacar mais ou menos, onde erram e onde acertam, tentando viabilizar seus nomes para uma disputa em segundo turno. Entretanto, primeiro, é necessário conseguir abrir espaço para tirar a vitória de Almeida em 7 de outubro. Para isso, as campanhas precisam chegar aos eleitores.

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