Opinião

Reta final

Como segundo maior colégio eleitoral de São Paulo, com 860 mil votos em disputa, candidatos a cargos majoritários voltam suas atenções a Guarulhos. Nesta semana, o ex-presidente Lula esteve na cidade para fazer campanha para o candidato a governador pelo PT, o ex-ministro Alexandre Padilha, e para o senador Eduardo Suplicy. Eles estiveram terça-feira em um comício na região do Taboão, onde também pediram votos para a presidente Dilma Rousseff. 
   
No embalo
Para aproveitar a presença de Lula, candidatos a deputado federal e a estadual, tanto de Guarulhos como de cidades próximas, se enfileiraram no palanque para se apresentarem como os “queridinhos” do ex-presidente. Aliás, vários deles se apresentam como “o candidato” do Lula. Também não faltaram vereadores ligados à base de sustentação na Câmara Municipal, que também fizeram tudo para aparecer. Apesar do comício ser no início da noite, os parlamentares não se apresentaram para a sessão de terça-feira, que foi encerrada por falta de quórum, exatamente às 14h. 
 
Do outro lado
Depois de inaugurar na avenida Timóteo Penteado, nesta semana, um comitê para os candidatos a presidente Aécio Neves, a governador Geraldo Alckmin e a senador José Serra, o PSDB de Guarulhos cheogu a confirmar que o trio viria para fazer campanha na cidade nesta sexta-feira.  Eles iriam percorrer o Calçadão da rua Dom Pedro a partir do meio-dia, acompanhados do deputado federal em suplência Carlos Roberto e dos candidatos do próprio partido e de coligados tanto a estadual como federal, como Geraldo Celestino e Alan Neto.
No entanto, a visita foi desmarcada na noite desta quinta-feira. Há a expectativa que ela seja remarcada para a próxima semana. 
 
A todo vapor
O governador Geraldo Alckmin, neste final de primeiro mandato, vem aumentando suas ações em Guarulhos. Destaque para obras na área de transportes. Além de já ter o processo de licitação para a chegada do Metrô em curso, a construção do Corredor Metropolitano entre Vila Galvão e Cecap segue a todo vapor. Também já aparece com destaque, ao lado da rodovia Hélio Smidt, a obra do Trem de Guarulhos, que ligará o Aeroporto Internacional a estação Engenheiro Goulart da CPTM, na zona leste de São Paulo. 

Posso ajudar?