O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira que o governo pode ter que ajustar seu orçamento federal uma vez que o preço do petróleo, que responde por cerca de metade das receitas, caiu bem abaixo de US$ 50 por barril.
“Nós provavelmente vamos ter que ajustar alguma coisa”, disse Putin em seu discurso anual, embora ele tenha ponderado que o governo não iria realizar os ajustes com pressa.
“A volatilidade é muito alta”, disse ele, referindo-se ao preço do petróleo. “Mas nós não vamos correr com novos cálculos e realizar ajustes no orçamento, porque isso traz consigo uma redução no volume de financiamento para gastos sociais, e não para o setor financeiro”.
Putin repetiu que o pico da crise na Rússia tinha acabado. A economia da Rússia deverá encolher 3,8% este ano e a renda média na Rússia cairá este ano pela primeira vez no governo de Putin. No entanto, Putin garantiu crescimento no próximo ano.
Segundo ele, a economia está mostrando sinais de estabilização, mesmo com a queda dos preços do petróleo.
Putin elogiou o Banco da Rússia e a condução econômica do governo, dizendo que não deve haver pressão sobre o Banco Central para cortar as taxas de empréstimo, ao invés disso, deve tomar medidas para reduzir a inflação e, consequentemente, permitir que o Banco Central reduza as taxas.
Putin disse que seu Gabinete está lidando bem com a crise econômica e ele não vê necessidade de renovar seus membros e acrescentou que as mudanças drásticas de pessoal não seriam positivas. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.