O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo suspendeu, na última sexta-feira, 15/05, a licitação que previa a contratação de uma empresa para produzir o projeto básico da Linha 19-Celeste do Metrô, que deve ligar o Bosque Maia, na região central de Guarulhos, ao centro da capital.
Esta não é a primeira vez que a data da licitação é alterada. O edital lançado pela companhia em fevereiro teve a data de abertura das propostas alterada duas vezes, com a previsão mais recente no dia 27 de maio.
A decisão do TCE de suspender a licitação do projeto básico foi tomada com base no questionamento do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva, que alega que o formato do edital não prevê a escolha da empresa que oferecer o menor preço. Na decisão, o conselheiro do TCE Sidney Estanislau Beraldo concedeu um prazo de 48 horas para que a companhia justifique o formato da licitação antes de decidir sobre a concessão ou não da liminar.
“[A licitação] não é a de selecionar a proposta mais vantajosa apenas do ponto de vista econômico, mas também aquela que atenda o interesse público da maneira mais eficiente e produtiva: de nada adianta obter um preço em tese vantajoso e se contratar um serviço completamente ineficiente e prestado com falhas”, afirmou o sindicato.
Outro ponto questionado é o fato do projeto ser muito extenso e complexo, deste modo, deveria ser parcelado em lotes por trechos, algo que o Metrô adotou em outras licitações.
Linha 19-Celeste
A Linha 19-Celeste contará com 17,6 km de extensão e 15 estações. Poderá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia no trecho Bosque Maia-Vale do Anhangabaú. O tempo de viagem estimado é de 27 minutos e a meta de intervalo mínimo é de 90 segundos com uma frota de 47 trens. Com conexões com as linhas 2-Verde (Dutra), 11-Coral (Pari), 1-Azul (São Bento) e 3-Vermelha (Anhangabaú).
Todas as 15 estações (Bosque Maia, Guarulhos, Vila Augusta, Dutra, Itapegica, Jardim Julieta, Jardim Brasil, Jardim Japão, Curuçá, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Pari, São Bento e Anhangabaú) terão plataformas laterais e portas de plataforma. O pátio de manutenção Vila Medeiros, ficará localizado próximo a confluência entre as rodovias Dutra e Fernão Dias, segundo diretrizes preliminares do projeto funcional.
Com informações: Blog Metrô/CPTM